Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Segundo turista de cruzeiro retido no Recife é internado com suspeita de coronavírus

14/03/2020

/ por casinhas agreste
Mais um turista que estava a bordo do cruzeiro de bandeira bahamenha, retido no Recife desde a manhã desta quinta-feira (12), apresentou sintomas de infecção por coronavírus.

A pessoa, de sexo não informado, foi transferida nesta sexta-feira (13) por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para um hospital particular do Recife. De acordo com a SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco), apresentou febre e dificuldade de respirar.

É o segundo caso suspeito no navio. Nesta quinta-feira (12), um turista canadense que estava na embarcação apresentou sintomas do novo coronavírus e também foi encaminhado a um hospital particular. A expectativa é de que o resultado dos testes divulgado ainda nesta sexta-feira (13).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi acionada. Os passageiros estão impedidos de descer do navio e o lixo da embarcação não pôde ser descartado. No entanto, na quinta-feira, alguns deles passearam pelas ruas do centro do Recife.

André Longo, secretário estadual de Saúde, declarou que o governo está em contato com a Anvisa e avalia medidas sobre novos desembarques no porto do Recife.

O navio, com 318 passageiros e 291 tripulantes, após sair das Bahamas, passou por Itajaí (SC), Paraty (RJ), Búzios (RJ) e Salvador (BA), onde tinha feito a última parada.

Em nota, o Real Hospital Português (RHP) informou que "confirma que os dois casos suspeitos de coronavírus, oriundos do navio atracado no Porto do Recife, estão internados em nossa unidade hospitalar. Respeitando a solicitação dos responsáveis pela embarcação, não será divulgada nenhuma informação (sexo, nacionalidade ou idade) dos viajantes por questões de confidencialidade e privacidade". Além dos dois casos suspeitos advindos do navio bahamenho, no Hospital Português também estão internados os dois casos confirmados de coronavírus de Pernambuco.

Confira, na íntegra, nota da SES-PE sobre o caso:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que foi notificada, nesta sexta-feira (13.03), de um segundo caso suspeito para o novo coronavírus de passageiro do navio de cruzeiro de bandeira bahamenha que atracou no Porto do Recife na manhã da última quinta-feira (12.03).

A pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória. A transferência foi feita pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife para uma unidade de saúde privada, que fará a coleta de material para as análises laboratoriais. Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, não serão divulgados detalhes dos viajantes, como sexo, idade e nacionalidade.

Importante ressaltar que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Anvisa. A SES tem prestado todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação.      

1.4K


Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados