Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Secretário de Educação de Casinhas fala sobre antecipação do recesso escolar; previsão de retorno às aulas, possibilidade de ensino a distância e da merenda escolar durante quarentena. Assista não perca

31.3.20

/ por casinhas agreste
O Secretário Municipal de Educação de Casinhas, Givanildo Melo usou da Página oficial da Prefeitura Municipal de Casinhas no Facebook para anunciar o procedimento do calendário escolar no mês de abril. As aulas do Município estão suspensas devido o contingenciamento do Coronavírus em todo o País. A orientação é fundamentada nas autoridades sanitárias do Governo Federal, Estadual e Municipal, Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde ,Secretarias Estaduais de Saúde e do Governo do Estado de Pernambuco. Em Casinhas, um decreto do Prefeito João Camêlo  também orientou a população neste sentido.
Assista o pronunciamento do Secretário de Educação na íntegra: Aperte o play
  “A orientação que temos até o momento é que iremos continuar com a quarentena no mês de abril, iremos continuar com as nossas aulas suspensas, seguindo as recomendações da OMS – organização Mundial de Saúde, governo Estadual e Federal. Agente segue nessa quarentena fazendo as ações para que agente não possa está disseminando este vírus e de fato ele possa se acabar”. 
Medida seguida pelo Município de Casinhas para ajustar o calendário escolar ficou firmado pelo Secretário de Educação a antecipação do recesso escolar para o mês de abril baseado por órgão do Governo. Confira: 
 “Então, o período de recesso escolar que estava previsto para o mês de julho fica antecipado para os primeiros dias do mês de abril, a partir de amanhã dia 1º de abril até o dia 07  (seria a semana de recesso do mês de julho). De acordo com o Secretário: Na sequência acaba o recesso escolar e agente continua com as aulas suspensas neste período de contingenciamento. “Aos pais de alunos, estudantes, professores, funcionários da educação do Município de Casinhas fiquem atentos ao calendário escolar ajustado para o mês de abril. 
"A todos os nossos profissionais de educação manteremos este contingenciamento social com as aulas suspensas. Esta informação que estou trazendo para vocês é com base no Decreto Estadual, nas orientações da OMS para que agente possa ainda ficar nesta quarentena”. 
Calendário Escolar 2020
Quanto ao calendário escolar do ano de 2020, o Secretário disse:  “Já existe o calendário ajustado para o possível retorno das aulas, não será divulgado no momento devido a incerteza provocada pelo vírus COVID 19”. 
Possibilidade de volta às aulas
Há uma previsão para o dia 02 de maio ou um possível retorno para o dia 01 de junho.
“Ainda é incerto, todo o cenário, esperamos que esta curva desta pandemia possa cada vez mais diminuir e não aumentar e não afetar ainda mais as pessoas para que agente possa voltar e ter a segurança de voltarmos com as nossas atividades”. 
Ainda o Secretário disse que há a possibilidade de um ensino à distância, o Conselho Estadual já emitiu um parecer que ainda estão analisando. 
O que diz a UNDIME -  Click aqui  ou no banner e fique sabendo de tudo
O uso da modalidade de educação a distância com atividades extra-escolares, com uso da interatividade ou não, em caráter substitutivo às aulas presenciais, pode ser considerado para os anos finais do ensino fundamental, desde que sejam garantidos suporte tecnológico, metodológico e de formação dos professores, por parte da União e dos governos estaduais às redes municipais. O uso da EAD nos anos finais do ensino fundamental, em situação de emergência, deve ocorrer até um limite máximo de 25% dos 200 dias letivos, como forma de resguardar um mínimo de aulas presenciais com maior qualidade.
Merenda Escolar
De acordo com um projeto de Lei que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, e no Senado, que trata da merenda escolar para que seja distribuída para os Estudantes. Este projeto de Lei precisa ser sancionado pelo Presidente da República para se tornar lei e entrar em execução através de resolução para os Municípios. 
“Nós afirmamos aqui o compromisso de nossa gestão, que estaremos realizando todos os processos dentro da legalidade amparados em toda a situação legal para que agente não possa ter nenhum problema. Assim que a lei fôr sancionada, nós colocaremos em prática”. 
O Secretário aproveitou para pedir aos Pais de alunos que ajudassem os seus filhos durante este período:
“Ajudem os filhos de vocês na educação durante este período de quarentena, os filhos de vocês receberam livros, receberam material para que possam está lendo, utilizem sites, plataformas online que ajudarão durante este período”. 
Confira abaixo a nota da Undime dirigida aos Dirigentes Municipais de Educação sobre a Merenda escolar  




Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados