Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

PARAÍBA: 'Nasci de novo', diz comerciante ferida após incêndio em barraca na UEPB, em Campina Grande

10/08/2019

/ por casinhas agreste
Com a explosão, Antônia Januária, de 49 anos, ficou presa na barraca e foi retirada por um buraco no teto do local. Campanha na internet arrecada ajuda para 'Toinha' reconstruir comércio.
Por G1 PB
Durante incêndio em barraca na UEPB, Antônia Januária, de 49 anos, sofreu queimaduras de 1º e 2º graus — Foto: João da Paz/Assessoria Trauma-CG
A comerciante que ficou ferida após um incêndio em uma barraca de lanches na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu alta na manhã desta sexta-feira (9). Antônia Januária dos Santos, de 49 anos, estava internada no Hospital de Emergência e Trauma da cidade após ser socorrida com queimaduras de 1º e 2º graus.

“Nasci de novo. Graças a Deus estou bem, estou de alta e vou pra casa. Só tenho que agradecer a Deus, a todo mundo que está me ajudando e que me ajudou na hora. Foi Deus que colocou eles lá pra me ajudar”, afirma a comerciante.
Toinha, como é carinhosamente chamada pelos estudantes e amigos da UEPB, diz que tudo aconteceu muito rápido. “Foi o botijão de gás, a mangueira soltou e o fogão estava ligado. Foi rápido demais, não sei nem como explicar porque eu tava na cozinha e isso aconteceu na frente, mas foi o gás, e como a gente trabalha com descartáveis, foi muito rápido”, relata.

Um dos funcionários de Antônia, Rafael Ribeiro, também estava no momento da explosão. Ele lembra que todo mundo que estava na frente da barraca conseguiu sair do local, mas que a comerciante ficou presa dentro da barraca. “Eu tentei entrar umas três vezes pra tirar ela, mas não conseguia passar pela porta, tava com muito medo de morrer queimado, só deu tempo correr”, conta.


Incêndio atingiu barra de lanches que fica por trás da Central de Aulas da UEPB, em Campina Grande — Foto: Verton Ribeiro/Arquivo Pessoal Incêndio atingiu barra de lanches que fica por trás da Central de Aulas da UEPB, em Campina Grande — Foto: Verton Ribeiro/Arquivo Pessoal
Incêndio atingiu barra de lanches que fica por trás da Central de Aulas da UEPB, em Campina Grande — Foto: Verton Ribeiro/Arquivo Pessoal

“Foi Deus que empurrou o pé de Toinha pra ela sair por aquele buraco no teto e eu poder ajudar a tirar ela dali”, diz José Ricardo, que ajudou a comerciante a sair da barraca atingida pelo incêndio.
Quem conseguiu ajudar Antônia Januária a sair da barraca durante o incêndio foi outro amigo e funcionário da comerciante. José Ricardo, de 55 anos, lembra do momento de desespero quando ouviu a primeira explosão no local. “Eu tava limpando as mesas e aí escutei a explosão. Eu só fiquei gritando por minha filha, que também estava lá, mas ela já tinha saído. Depois eu gritei por Toinha, mas ela não respondia”.

José Ricardo diz que foi Deus quem o ajudou a retirar a amiga da barraca. “Primeiro eu peguei um extintor pra tentar apagar o fogo, mas teve outra explosão e eu imaginei que não tinha mais jeito. Aí eu fiquei gritando na frente da barraca e não via ela de jeito nenhum, então eu fui pra trás e vi que ela tava tentando sair por um buraco que tinha no teto, foi quando eu puxei ela pelos braços, as pernas dela estavam presas, mas depois de muita luta consegui tirar ela”, recorda.


O funcionário diz que durante o incêndio sofreu apenas um arranhão. “Depois que eu consegui tirar a Toinha da barraca, eu quebrei o vidro do carro do esposo dela pra tirar o veículo de perto do fogo, se não o carro também iria explodir”, lembra.

Campanha na internet para reconstruir barraca
Para ajudar a comerciante, estudantes, professores e amigos da UEPB começaram uma campanha na internet para arrecadar dinheiro e doações. A ideia da “vaquinha online” é de juntar o dinheiro necessário para a reconstrução da barraca de lanches de Antônia na universidade.

Estudantes da UEPB fazem 'vaquinha online' na internet para ajudar a reconstruir barraca de comerciante — Foto: Reprodução Estudantes da UEPB fazem 'vaquinha online' na internet para ajudar a reconstruir barraca de comerciante — Foto: Reprodução
Estudantes da UEPB fazem 'vaquinha online' na internet para ajudar a reconstruir barraca de comerciante — Foto: Reprodução

Incêndio atingiu barraca na UEPB
O incêndio que atingiu a barraca de lanches de Antônia Januária aconteceu na noite da quinta-feira (8), na Central Integrada de Aulas (CIA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. O caso foi notificado por volta 18h40. O fogo destruiu completamente uma o local que fica por trás do prédio da CIA.

O Corpo de Bombeiros confirmou a solicitação do incêndio, que foi apagado por completo por volta das 19h20. Antônia Januário dos Santos, de 49 anos, foi encaminhada para o Hospital de Trauma de Campina Grande. A assessoria de imprensa da unidade informou que ela teve queimaduras de 1º e 2º graus, mas que o estado de saúde dela era estável.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados