Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Estaleiro Atlântico Sul reduz atividades quase a zero e empregados são demitidos

21.8.19

/ por casinhas agreste
Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco diz que 3.450 empregados foram demitidos, nos últimos 12 meses.
Por Antonio Coelho, TV Globo
Estaleiro Atlântico Sul reduz quase a zero as atividades e demite funcionários
O Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, no Grande Recife, reduziu quase a zero as atividades, depois que a última encomenda de navio foi entregue, no fim de junho. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, 3.450 empregados foram demitidos por causa da crise no setor naval, nos últimos 12 meses. 
Segundo Henrique Gomes, presidente do sindicato, o que mais preocupa é a perda de mão de obra qualificada. "Isso nos preocupa, porque são pais de família, que foram capacitados para trazer o pão de cada dia e fazer o que sabem, os navios, com grande produtividade e qualidade", afirma Henrique.

O estaleiro fica no Porto de Suape e construía grandes navios. O Atlântico Sul tem capacidade para processar 160 mil toneladas de aço por ano, numa área de 130 mil metros quadrados. Atualmente, a estrutura está parada, sem embarcações.
Estaleiro Atlântico Sul, no Grande Recife, ocupa 130 mil metros quadrados — Foto: Reprodução/TV Globo
Até 2018, o estaleiro injetava na economia de Pernambuco cerca de R$ 500 milhões, anualmente, com os salários dos funcionários. Além dos 3.500 trabalhadores, outros 18 mil empregos indiretos eram gerados.

A crise no setor naval se agravou nos últimos anos, depois que construtoras e a Petrobras passaram a ser alvo de apurações e foram punidas por participar do esquema criminoso investigado pela operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O maior baque foi em 2018, depois que o então presidente Michel Temer (MDB) decidiu reonerar a folha de pagamento do setor industrial para encerrar a paralisação dos caminhoneiros.

Na prática, a reoneração significa cobrança de impostos pra compensar a renúncia fiscal com a isenção da cobrança do PIS/Cofins sobre o óleo diesel, em atendimento às exigências dos motoristas.

Na época, a presidência do EAS informou que o impacto era de R$ 35 milhões por ano e pesaria na competitividade. A preocupação virou constatação, segundo o sindicato.

Impacto
O estaleiro se pronunciou por meio de nota e disse que as "atividades foram reduzidas depois que a última encomenda foi entregue". Afirmou também que "está procurando caminhos para atender aos interesses da empresa e de Pernambuco".

Estaleiro Atlântico Sul fica no Complexo Portuário de Suape, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo Estaleiro Atlântico Sul fica no Complexo Portuário de Suape, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Estaleiro Atlântico Sul fica no Complexo Portuário de Suape, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, afirma que, a curto prazo, é difícil que o estaleiro volte a gerar tantos empregos como antes, mas diz que busca reativar a estrutura.


"Junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, temos buscado outras empresas, nós chamamos de 'offshore', pode ser a parte de energia eólica, de grandes peças, de petróleo e gás. A gente tem prospectado empresas setor para que elas verifiquem se, eventualmente, a infraestrutura que está colocada no estaleiro pode servir para seus negócios", diz Cerquinho.

Ainda segundo Cerquinho, a reativação do EAS depende de decisões do governo federal. "[Para que o estaleiro voltasse a funcionar] seria necessário que o governo federal voltasse a ter políticas desenvolvimentistas para os estaleiros, principalmente garantindo, novamente, demanda dos navios a partir da Petrobras", declara Leonardo Cerquinho.

Desemprego
Um dos trabalhadores afetados foi o pintor industrial George Henrique Silva. Sem trabalho, ele vive de olho no celular e indo à Agência de Emprego de Ipojuca, em busca de trabalho. Segundo ele, a maior dificuldade é encontrar oportunidades em sua área de atuação.

"No momento, não aparece nada. Só se a gente for para outra área, mas outra área, muitas vezes, requer experiência. A gente tem que se qualificar, fazer cursos, se programar para que estejamos à altura das vagas que aparecerem", declara George.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados