Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas para combater incêndios na Amazônia

24.8.19

/ por casinhas agreste
Presidente fará um pronunciamento nesta sexta-feira para anunciar medidas de combate às queimadas na Amazônia
Autorização de Bolsonaro é válida até o dia 24 de setembro
Foto: Agência Brasil
AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) autorizou, nesta sexta-feira (23), via decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, o envio e uso das Forças Armadas para combater as queimadas na Amazônia e na repressão a atividades criminosas na região.

O decreto, válido até o dia 24 de setembro, será aplicado a territórios indígenas, áreas de conservação e outras áreas dos estados da Amazônia Legal.
A medida, por meio de decreto, autoriza a partir deste sábado e por um mês o uso de tropas "para ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais" e na "identificação e combate a incêndios" na Amazônia, dependendo apenas de requerimento por parte dos governadores da região.
Esta é a primeira medida tomada pelo presidente em resposta à pressão internacional devido ao aumento alarmante de incêndios e preocupações do agronegócio, que pode sofrer as consequências da inação do governo.

O decreto, assinado após uma reunião de emergência com vários ministros em Brasília, autoriza as ações das Forças Armadas em terras indígenas, áreas fronteiriças e de conservação ambiental.
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, "definirá a distribuição dos meios disponíveis e os comandos que serão responsáveis pela operação", acrescenta o texto.

Inicialmente, o governo brasileiro atribuiu os incêndios à temporada de seca, e Bolsonaro insinuou que as ONGs seriam responsáveis por propagá-los, o que despertou uma onda de críticas contra o presidente.

Vários governadores dos estados da Amazônia alertaram hoje que não dispõem de recursos suficientes para combater os incêndios.

Este ano, entre janeiro e agosto, os incêndios no Brasil aumentaram 85% em relação ao mesmo período de 2018. Dados de satélite do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que até 22 de agosto havia 76.720 focos de incêndio - 1.384 a mais que no dia anterior, sendo 52,6% registrados na região amazônica.

Na noite desta sexta-feira, Bolsonaro vai falar em rede nacional de televisão para apresentar as medidas do governo para combater as queimadas na Amazônia

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados