Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Barragem de Jucazinho é a única no Estado com alerta de risco

29.1.19

/ por casinhas agreste
Localizada em Surubim, Jucazinho é uma das 45 barragens em risco no País

NE10 Interior
Com informações do repórter Berg Santos, da Rádio Jornal Caruaru

Foto: reprodução/TV Jornal

A Barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste, é a única em Pernambuco classificada com alerta de risco, de acordo com o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre segurança divulgado no fim de novembro. Segundo o relatório, há 45 barragens em risco no País.

O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 327 milhões de metros cúbicos de água. Neste cenário, o rompimento iria causar estragos até mesmo na cidade do Recife, que está há quilômetros de distância. No entanto, a barragem conta atualmente com pouco mais de 3% da capacidade total.

De acordo com a ANA, entre os problemas de Jucazinho estão fissuras nos vertedouros laterais e nas ombreiras. O relatório técnico indica ainda que a bacia de dissipação não é suficiente para sustentar a vazão da água do rio.

Dnocs
A ANA identificou ainda que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) não tem plano de ação de emergência no caso de uma possível tragédia. O valor para sanar os problemas na barragem em Surubim é de R$ 40 milhões.

O Dnocs informa que parte das obras de recuperação já teriam sido implementadas, mas não finalizadas. Várias audiências públicas com órgãos governamentais foram realizadas para discutir o assunto. A reportagem da Rádio Jornal não conseguiu localizar um representante do governo de Pernambuco para falar sobre Jucazinho.

Diante da tragédia em Brumadinho, o Ministério das Minas e Energia promete fiscalizar e aperfeiçoar as leis. O ministro, o almirante Bento Albuquerque, afirma que daqui para frente muita coisa vai mudar, sobretudo nas responsabilidades:


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados