Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

QUEDA LIVRE: Diferença de Bolsonaro sobre Haddad diminui, Confira IBOPE e Datafolha

27.10.18

/ por casinhas agreste

No Ibope, o candidato do PSL está oito pontos percentuais à frente do petista. Já no Datafolha, a distância é de 10 pontos

Diario de Pernambuco

Na véspera da votação do 2º turno das eleições no país, os institutos Datafolha e Ibope apresentaram suas últimas pesquisas de intenção de voto para a presidência da República. Nos dois cenários, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue na primeira posição - porém a diferença para Fernando Haddad (P) voltou a diminuir. No Ibope, a distância que era de 18 pontos percentuais há duas semanas caiu para 8 no mais novo levantamento. De acordo com os números apresentados neste sábado, Bolsonaro lidera com 54% contra 46% de Haddad. No Datafolha, o candidato do PSL tem uma vantagem um pouco maior: 55% x 45%. Este é o recorte dos votos válidos (excluindo os indecisos e os que declaram voto nulo). 

A primeira mudança no quadro da disputa presidencial foi registrada no Ibope da última segunda-feira, quando a diferença oscilou dentro da margem de erro, reduzindo de 18 para 14 pontos percentuais (57% x 43%). No Datafolha da última quinta-feira, a queda da distância entre os dois candidatos foi acima da margem de erro - chegando a 12 pontos (56% x 44%). Nas pesquisas deste sábado, a tendência de redução da diferença se confirmou. Desta vez, entretanto, em maior intensidade no Ibope: 6 pontos percentuais. 

No quadro dos votos totais, o Ibope mostra Bolsonaro com 47% das intenções de voto e Haddad com 41%. Os outros 12% se dividem entre nulos e indecisos. Já no Datafolha, o candidato do PSL tem os mesmos 47% contra 39% do petista. Naturalmente, a soma de indecisos e nulos é um pouco maior: 14%. 

Os dois institutos fizeram suas entrevistas ontem e hoje. O Datafolha tem um campo maior, com 18.371 eleitores em 340 municípios do país. Já o Ibope ouviu 3.010. Nos dois cenários, a margem de erro é de 2 pontos percentuais pra mais ou pra menos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados