Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Haddad segue a liderança absoluta em Pernambuco


No Estado, petista está com 32% das intenções de votos, 5% a mais do que em agosto, quando ainda constava na sondagem com o apoio de Lula. Na segunda colocação está Jair Bolsonaro (PSL) que tem 17% e Ciro fica em terceiro, com 12% da preferência do eleitor

Folha de Pernambuco

Foto: arte/
Folha de Pernambuco
Na corrida pela Presidência da República, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) lidera as intenções de votos com boa vantagem em Pernmabuco, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada em parceria com a Folha de Pernambuco, na última terça-feira. O petista aparece com 32% das menções dos pernambucanos, cinco pontos percentuais a mais do que o apresentado no último resultado, em que aparecia como candidato apoiado por Lula. Na segunda colocação, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) registra 17%, seguido pelo ex-governador Ciro Gomes (PDT), que tem 12%. 

Marina Silva (Rede), que aparece na quarta colocação, conta com 7% das manifestações, sendo a presidenciável com a maior redução do percentual de intenções de votos. Na rodada anterior, ela tinha 15%. Geraldo Alckmin tem 5%, mantendo o índice anterior. 

Se comparado com a última amostragem, realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, o resultado demonstra uma redução no número de entrevistados que afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum. Antes eram 20%, agora são 16%. A pontuação dos que não sabem ou não opinaram, por outro lado, apresenta um aumento de 4% para 8%. Porém, a soma do quantitativo desses votos ainda é maior do que o segundo colocado, 24%. 

Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos), aparecem com 1%, cada. Guilherme Boulos (PSOL), Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU), tem 0%. 

Raio X
Em todos os detalhamentos da pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco, o candidato apadrinhado pelo ex-presidente Lula (PT), Fernando Haddad, lidera as manifestações. No recorte por condição do município, ele apresenta o seu melhor desempenho entre os eleitores do interior, 35%. Já o melhor índice de Bolsonaro é registrado na periferia, 20%. O de Ciro é apontado na capital, 19%. Marina e Alckmin possuem mais intenções de votos na periferia, 11% e 6%, respectivamente. 
De acordo com a sondagem, a maior concentração de votos no petista está entre as mulheres , 32%, com idade entre 16 e 24 anos e com 60 anos ou mais, 34%, cada, que possuem o ensino fundamental, 35%, e renda de até dois salários mínimos, 33%. 

Já o eleitorado do militar de Bolsonaro é composto em sua maioria por homens, 26%, que têm idade entre 25 e 44 anos, 19%, com ensino superior, 24%, e que recebe mais do que cinco salários mínimos. 

Ciro tem mais manifestações entre os eleitores do sexo masculino, 14%, com idade entre 25 e 44 anos, 14%, com ensino superior, 19%, e renda superior a cinco salários mínimos, 16%. Com mais eleitores do sexo feminino, 10%, Marina tem a maior parcela de intenções de voto registrada entre os que possuem 60 anos ou mais, 13%, com ensino médio, 8%, e renda de até dois salários mínimos.


Alckmin tem mais representados do sexo masculino, 5%, com idade entre 45 e 49 anos, 7%, que possuem o ensino fundamental, 6%, e recebem até dois salários mínimos.

Usando uma metodologia face a face, o Ipespe ouviu 800 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%, o que significa que a pesquisa tem uma probabilidade de 95% de representar a realidade. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo PE-04472/2018.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados