Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Paraíba tem cinco candidatos a governador; veja quem são

5.8.18

/ por casinhas agreste


João Azevêdo (PSB), José Maranhão (MDB),  Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) irão tentar uma vaga no Palácio da RedençãoCURTA NOSSA PÁGINA ABAIXO






A Paraíba já tem cinco nomes lançados para disputar o cargo de governador da Paraíba nas próximas eleições. João Azevêdo (PSB), José Maranhão (MDB),  Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) irão tentar uma vaga no Palácio da Redenção para os próximos quatro anos. Veja o perfil de cada um abaixo:


João Azevedo (PSB)

A escolha do nome de João Azevedo para a disputa ao governo da Paraíba foi oficializada em convenção realizada nesse sábado (4) em João Pessoa. O socialista terá Lígia Feliciano (PDT) como candidata a vice-governadora.

João é engenheiro e está na vida pública desde o início dos anos 1980, quando assumiu a diretoria da Divisão de Planejamento Habitacional do Ipep e depois a chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da Emlur. Ainda nos anos 1980, assumiu pela primeira vez uma pasta no Executivo, com a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa. De lá para cá, transitou entre cargos de chefe de gabinete, assessor, secretário adjunto e titular (Planejamento, Habitação e Infraestrutura) em secretarias das prefeituras de João Pessoa e Bayeux, assumindo, por último, a Secretaria de Recursos Hídricos do governo do Estado em 2011.

José Maranhão (Foto: Nalva Figueiredo Jornal Correio da Paraiba)
José Maranhão (MDB)

José Maranhão foi escolhido pelo MDB para disputar as eleições para governador em convenção realizada neste domingo (5), também na capital paraibana. Ele terá como vice  Bruno Roberto (PR).

Maranhão começou a sua carreira política, eleito deputado estadual em 1955 pelo PTB, partido pelo qual volta a ser eleito deputado estadual por mais dois mandatos consecutivos.  Em 1994, foi eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, onde acaba assumindo o mandato em virtude da morte do titular, cerca de dez meses depois de ter assumido o mandato de governador. Em 1998 disputa a candidatura à reeleição ao governo do estado pelo PMDB e é eleito com cerca de 80% dos votos válidos.  Ele assumiria ainda o cargo uma outra vez. Atualmente, é senador da República.



Lucélio Cartaxo (Foto: Nalva Figueiredo / Jornal Correio da Paraíba)
Lucélio Cartaxo (PV)

Assim como José Maranhão, Lucélio Cartaxo também teve seu nome oficializado em convenção realizada neste domingo (5). Ele terá Micheline Rodrigues (PSDB) como vice em sua chapa.

Lucélio Cartaxo Pires de Sá é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Exerceu o cargo de Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em João Pessoa, e de presidente da Companhia Docas da Paraíba. É irmão gêmeo do prefeito da capital Luciano Cartaxo e em 2014 concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, disputando vaga no Senado Federal. Na época ficou em segundo lugar com 521.938 votos, perdendo para José Maranhão, que agora concorre ao Governo do Estado. Em 2014, havia apenas uma vaga para senador na Paraíba.


Rama Dantas e Emanuel Candeiam formam a chapa majoritária (Foto: Sabrina Barbosa)
Rama Dantas (PSTU)

Rama foi escolhida pelo partido como candidata ao governo do Estado nesse sábado (4). Ela terá Emanuel Candeia como seu candidato a vice.

Rama Dantas é professora da rede pública de João Pessoa e ativista sindical. Além disso, ela integra o Movimento Mulheres em Luta (MML). Ela foi candidata a senadora pelo PSTU nas eleições de 2014, e a vereadora de João Pessoa em 2016.


Tárcio Teixeira disputará governo pelo PSOL (Foto: Nalva Figueiredo, do Jornal Correio da Paraíba)

Tárcio Teixeira (PSOL)

Tárcio foi o primeiro nome confirmado para disputa ao governo do Estado. Ele foi anunciado em convenção realizada no dia 21 de julho. Em sua chapa, Adjanny Simplício será a candidata a vice.

Assistente social, Tárcio já foi candidato ao Governo da Paraíba pelo PSOL em 2014. Ele é Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, presidente do PSOL/PB, foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba até 2016, entre outras coisas.



Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Casinhas Agreste não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados