Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

ALERTA: O próximo surto enfrentado no Brasil pode ser Febre de Oroupoche

24.8.18

/ por casinhas agreste

Por TV Jornal  Foto: EBC
Especialistas da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, alertam que a próxima arbovirose, doença transmitida por mosquitos, a provocar um surto no Brasil poderá ser a febre de Oroupoche. O vetor da doença é o mosquito Culicoides paraensis, também conhecido como borrachudo ou maruim.

Segundo a Fiocruz Amazônia, uma pesquisa feita em parceria com a Vigilância Sanitária do Amazonas identificou a presença do vírus da febre Oropouche em amostras de sangue colhidas em 20 municípios do Estado. A amostragem corresponde ao período de 2011 e 2016, quando foram investigados 306 resultados dos quais nove deram positivo. A investigação aconteceu a partir de resultados negativos para a dengue. Além desses resultados, dois casos foram identificados no estado da Bahia pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com o professor de virologia da Faculdade de Medicina da USP - Ribeirão Preto, Eurico Arruda, já foi comprovado que outros vetores também podem transmitir o vírus, inclusive o Aedes. O professor Eurico vai falar sobre o assunto em palestra do Congresso Medtrop, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, de 2 a 5 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Sintomas
A Febre do Oropouche apresenta um quadro clínico bem parecido com o de outras arboviroses, como relatou em artigo a médica infectologista Daniela Romero. Seus principais sintomas são febre e cefaleia, seguidas de mialgia, artralgia, falta de apetite, rash cutâneo, fotofobia, dor nos olhos, hiperemia conjuntival, náuseas, diarreia, calafrios, bronquite e sensação de queimação no corpo. Os sintomas duram de quatro a cinco dias, mas em um terço dos casos pode haver recaída e os sintomas durarem mais cinco dias.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados