Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Criadores de aplicativo premiado, estudantes da rede estadual embarcam para o México


Eles participarão do Encontro Internacional Tecnologia e Inovação, que será realizado na Universidad Modelo, na cidade de Valladolid, no México

Aluno foi recebido pelo governador no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Arquivo Pessoal

Os ex-estudantes da rede estadual de Pernambuco Jeovani Cipriano e Gisele Araújo embarcam, nesta segunda-feira (21), para o México, onde apresentarão o aplicativo "Caça ao Aedes em Jardim Brasil", criado por eles em parceria com outros colegas de sala quando ainda eram alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca, em Olinda. Eles participarão do Encontro Internacional Tecnologia e Inovação, que será realizado na Universidad Modelo, na cidade de Valladolid, no México.

No evento, os alunos apresentarão o premiado aplicativo "Caça ao Aedes em Jardim Brasil", disponível para os sistemas Android e iOS. O app ajuda a população a denunciar focos do mosquito Aedes aegypti. O usuário do aplicativo também tem acesso a outras informações importantes, como evitar a proliferação do Aedes, que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus, um dos causadores da microcefalia.

Na última quinta-feira (17), os estudantes foram recebidos pelo secretário de Educação do estado, Frederico Amancio, em seu gabinete, na sede da Secretaria de Educação do Estado (SEE), bairro da Várzea. A visita ao secretário foi uma forma que Jeovani, idealizador do app, encontrou para agradecer a pasta pelo apoio na viagem. Ele e Gisele estavam acompanhados do gestor da escola, Francisco Júnior; o gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Metro Norte, Glaydson Santiago, e de Jânia Lemos, do Programa Ganhe o Mundo (PGM), que também viajará para acompanhar a dupla. Em julho de 2017, Jeovani foi recebido pelo governador do Estado, Paulo Câmara, que o parabenizou pelo desempenho e pela criação do aplicativo desenvolvido ainda no ensino médio. O encontro ocorreu no Palácio Campo das Princesas.

"O apoio da secretaria está sendo primordial para a gente alcançar o sucesso mundial. A expectativa está muito grande, porque somos a única equipe do Brasil neste evento, e é uma responsabilidade enorme. Esperamos sair vencedores de lá, assim como saímos do Ciência Jovem e da feira do Paraguai”, declarou Jeovani. Durante a conversa, os estudantes e o secretário comentaram sobre o processo de criação do aplicativo, os desafios que a comunidade na qual está situada a de Referência em Ensino Médio Desembargador Renato Fonseca enfrenta e na expectativa da SEE. O secretário pediu para que a dupla, quando voltar de viagem, visite a antiga escola para palestrar sobre a participação na feira.

"A gente, enquanto governo, fica muito contente em poder ajudar esses estudantes a se mostrarem para o mundo. Mais do que uma viagem, nós estamos abrindo as portas para que outros países conheçam os trabalhos que estão sendo feitos pelos nossos jovens. Antes, tínhamos poucos alunos participando de feiras internacionais, e agora vemos uma demanda muito grande de jovens que estão saindo de Pernambuco para Apresentar seus projetos lá fora. Boa sorte, boa viagem e representem bem o nosso estado", desejou o secretário de Educação aos estudantes.
Diário de PE

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados