Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

TRE reúne lideranças políticas para incentivar a biometria em PE

23.11.17

/ por casinhas agreste
Presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, alertou sobre o processo

Presidente do TRE Luiz Carlos Barros Figueiredo e o diretor-executivo do grupo EQM Paulo Puglies
iFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Na próxima quarta-feira (29), um evento realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai reunir prefeitos dos 38 municípios participantes do atual ciclo de recadastramento biométrico. De acordo com o desembargador, Luiz Carlos de Barros Figueiredo, presidente do TRE, o objetivo do evento é reunir as principais lideranças políticas para falar sobre a baixa frequência de comparecimento da população a justiça eleitoral para cadastrar as digitais. Entre os municípios com pior índice de cadastramento estão as cidades de Camaragibe, São Lourenço da Mata e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Mais de 60 mil pessoas faltam comparecer à justiça eleitoral neste ciclo. Até o momento apenas quatro cidades conseguiram concluir seu recadastramento, 13 apresentaram boa evolução, 10 estão em situação regular e 11 estão num patamar considerado crítico. O presidente do TRE alertou que no ano que vem esse tipo de serviço a população fica mais complicado porque é ano eleitoral e afirmou que o Tribunal está em campanha com as prefeituras para tentar agilizar o processo. “A gente precisa que isso seja dinamizado, que os políticos percebam, que se todos não forem biometrizados, nós teremos muitos danos”, pontuou em visita à Folha de Pernambuco. 

As cidades que não se adaptarem podem perder recursos federais, como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), caso o IBGE reduza a expectativa do número de habitantes em contrapartida à redução do número de eleitores. Para os cidadãos os problemas estão definidos em desde a impossibilidade de participar de programas sociais e ocupar cargos públicos até ter cancelado o título eleitoral com perda do direito de votar e ser votado nas próximas eleições.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados