Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Exposição de Animais de Surubim não será realizada este ano

3.11.17

/ por casinhas agreste


Exposição não acontecerá em 2017 por falta de animais para participar do evento (Foto: Reprodução/ Blog Negócios & Informes)

Interrompendo um ciclo reiniciado em 2007, este ano não será realizada a Exposição de Animais de Surubim. A informação já foi divulgada oficialmente pelo presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim (SCS), Joseildo Xavier, que alega a falta de gado para a promoção do evento. “Viemos de uma seca de cinco anos e não temos animais para realizar a exposição. Vamos nos preparar para fazer um bom evento em 2018”, afirma.

A exposição, tradicionalmente acontece em agosto, mas este ano, no final daquele mês, o então presidente da SCS, José Mariano Filho, mais conhecido por “Xoxô”, atual secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do município, estava encerrando o seu mandato e anunciou que a mostra seria adiada para novembro, ocorrendo entre os dias 16 e 20. O motivo da mudança de data, foi o mesmo apresentado agora: a falta de animais.


Presidente da SCS, Josenildo Xavier: impacto provocado pela seca prejudicou o evento (Foto: Fernando Guerra)

Na verdade, a principal causa da ausência de gado para realizar a exposição, é o fato da maioria dos integrantes da SCS, ter abandonado a atividade pecuária, sobretudo pelas dificuldades impostas pelo severo e longo período de estiagem. Conta-se nos dedos de uma mão, quantos diretores da entidade continuaram criando.

O cancelamento do evento, além de quebrar uma sequência de  mais de uma década de exposições que foi retomada a duras penas após 17 anos de paralisações e sucateamento do Parque Senador Antônio Farias, traz enormes prejuízos à economia do município. Uma cadeia formada por pessoas que negociam com animais, barraqueiros, comerciantes, expositores de produtos agrícolas, artistas locais, enfim, a população como um todo fica prejudicada.

A Exposição de Animais de Surubim, completou em 2016, 41 edições, é uma das mais antigas do Estado. Na época áurea, foi considerada a segunda mais importante de Pernambuco, ficando atrás apenas da realizada no Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, em Recife.

Do Correio do Agreste

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados