Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Audiência Pública discute risco de rompimento da Barragem de Jucazinho

3.11.17

/ por casinhas agreste
 As obras de reparo da Barragem de Jucazinho motivaram audiência pública realizada na Câmara Municipal de Limoeiro, no Agreste Setentrional, na última terça-feira. O encontro foi promovido em conjunto pela Comissão de Meio Ambiente e Frente Parlamentar pela Revitalização do Rio Capibaribe. Técnicos de órgãos públicos relataram a situação do terceiro maior reservatório de Pernambuco, que está completamente seco desde o ano passado. A estrutura oferecia riscos de rompimento em caso de chuvas fortes, mas o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – realizou reparos no início do semestre.
 Responsável pelas obras emergenciais, Jackson Oliveira explicou que as intervenções asseguram a integridade do reservatório, por enquanto. Ele alertou que a segunda etapa ainda está pendente e pode sofrer com cortes orçamentários.
 “Para a segunda etapa está sendo previsto iniciar as licitações e, no início de 2018, nós fazermos a contratação. Agora, tem que ficar alerta com relação ao contingenciamento, porque o Governo Federal, anualmente, está tendo problemas de fluxo de caixa, problemas econômicos e isso pode afetar essa segunda etapa”.
 Prefeitos e vereadores locais destacaram dificuldades no abastecimento de água por causa do colapso do reservatório. O gerente da COMPESA, Mário Heitor, disse que o problema pode ser amenizado com o término de obras de abastecimento em Caruaru, no Agreste Central, previsto para o final do ano.
 A necessidade de recuperação do Rio Capibaribe, que abrange a região, também foi levantada durante o encontro. O coordenador da Frente pela Revitalização do Capibaribe, deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, demonstrou preocupação e prometeu lutar para despoluir o curso d’água.
 “Nós vamos procurar no processo, no curso desse trabalho, envolver prefeituras, ONGs, igrejas, Câmaras de Vereadores, enfim, todos aqueles que, de um certo modo, vivem nessa região e que precisam de ter uma bacia tratada do rio para poder ter o benefício decorrente desse tratamento que será dado à bacia do Rio Capibaribe”.
 Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Zé Maurício, do PP, também frisou a necessidade de despoluir o manancial.
 “O Rio cada vez mais está indo para a sua mortalidade. O que nós queremos é a perenização do Rio Capibaribe”.
 Também participaram da audiência os deputados Eriberto Medeiros, do PTC, Henrique Queiroz, do PR, e Priscila Krause, do Democratas.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados