Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Homem é flagrado fazendo teste do Detran-PE no lugar de outra pessoa

31.8.17

/ por casinhas agreste
De acordo com o Coordenador de Segurança Institucional do Detran-PE, Marcos Luis Lira, o homem foi identificado a partir de câmeras instaladas dentro da sala
O homem fazia o teste teórico do Detran-PE, para tirar a carteira de habilitação / Foto: Divulgação/Detran
JC Online

Um homem foi detido na tarde desta quinta-feira (31) após ser flagrado se fazendo passar por outra pessoa durante o teste teórico do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O falsário, cuja identidade não foi revelada pelo órgão, trocava de lugar com outro candidato e preenchia a prova em seu lugar. O homem foi levado para a Central de Plantões da Capital, localizada no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, para prestar esclarecimentos.
De acordo com o Coordenador de Segurança Institucional do Detran-PE, Marcos Luis Lira, o homem foi identificado a partir de câmeras instaladas dentro da sala. "Recebemos denúncias sobre esse tipo de prática e, há cerca de 30 dias, instalamos câmeras nas salas giratórias. Já havia equipamentos assim nos locais onde são aplicadas as provas teóricas, mas era fixas e não captavam todo o ambiente. Ficamos monitorando e percebemos a troca de lugares feita pelos dois", explicou.

Segundo o coordenador, a sala possui 35 lugares, todos identificados por impressão digital. Quando o falsário e o suposto beneficiário entraram no local, sentaram nas cabines opostas e iniciavam as provas, mas o falsário não chegou a concluir o teste quando percebeu que poderia ser pego. "O beneficiário nem sequer preencheu o teste e foi embora. O falsário fechou a prova e saiu. Mas antes que ele conseguisse sair do prédio, conseguimos pegá-lo", disse Marcos Luis.
Outras falsificações

Marcos Luis conta que, pelo documento apresentado pelo falsário foi possível contabilizar pelo menos 15 reprovações somente neste ano, o que indicaria que o homem pode ter se passado por outras pessoas para realizar as provas. "São pessoas que, possivelmente, não se sentem capazes de fazer os testes. O falsário, caso fizesse a prova corretamentente, usando o seu nome, seria aprovado e não poderia mais realizar esse tipo de prática", afirma.


Além disso, também há a suspeita de que outras pessoas possam estar realizando a mesma prática. "Para identificá-las, estamos elaborando outras medidas de segurança", disse o coordenador.

Por enquanto, o falsário não poderá realizar as provas do Detran-PE, disse Marcos. "Não é uma punição definitiva, é temporária. Depois, ele vai poder fazer os testes normalmente", explicou. Em 2017, este foi o primeiro caso de flagrante de falsificação durante as provas teóricas.

O Detran-PE enviou as imagens da sala de testes para a polícia apurar o caso. O JC tentou contato com a Central de Plantões para saber sobre a detenção do falsário, mas não conseguiu contato.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados