Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

PERNAMBUCO: Obras da Refinaria Abreu e Lima são retomadas e geram 800 novos postos de trabalho em Suape

14.5.17

/ por casinhas agreste
A promessa feita pelo presidente da Petrobrás, Pedro Parente, na terça-feira 9, ao governador Paulo Câmara (PSB), na sede da estatal, no Rio de Janeiro, para retomar os projetos da empresa em Suape era verdadeira.

Durante a reunião, Pedro Parente informou ao governador do PSB que a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) iria concluir as obras do chamado primeiro trem de refino que permitirá a ampliação da produção para 115 mil barris por dia. Isso representa um aumento de 15% na atual capacidade da unidade localizada no Porto de Suape.

Não é só. Na próxima quinta-feira, em meio às negociações para aprovação das reformas, o presidente Temer virá ao Estado de Pernambuco para devolver a autonomia de Suape, em um articulação realizada pelo vice-governador Raul Henry, do mesmo partido de Temer.  A autonomia do porto pernambucano foi retirada por Dilma, em uma retaliação do PT ao lançamento da candidatura a presidente, em 2014.

Sem alarde, a empresa Qualiman Engenharia e Montagens Ltda., de São Paulo, iniciou neste mês as obras de reforma e adequação do antigo canteiro de obras da Unidade de Snox da Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca. Veja aqui.

Para a execução desses serviços foram contratados até o momento 113 trabalhadores residentes nos municípios vizinhos à refinaria.

O contrato tem duração de 21 meses e a previsão é gerar 800 novos postos de trabalho na área operacional.

“As vagas serão divulgadas e preenchidas gradativamente, conforme a necessidade de cada função e o andamento das obras”.

A empresa explicou que a Petrobras emitiu a Autorização de Serviço para as obras de Completação Eletromecânica da Unidade Snox no dia 27 de março de 2017, quando foi iniciado o recrutamento da mão de obra operacional composta de oficiais, ajudantes e montadores de andaime.

“Estamos buscando profissionais cadastrados nas Agências de Trabalho da região para permitir que nossos colaboradores operacionais sejam prioritariamente pernambucanos, reafirmando o nosso compromisso em gerar empregos para os moradores do entorno”, informou o gerente de contrato da Qualiman, Ronaldo Ferraz.

O executivo diz que, para participar do processo seletivo, é possível candidatar-se também pelo site (www.qualimanengenharia.com.br/trabalhe-conosco) ou e-mail da empresa (cv.sx@qualimanengenharia.com.br).

A Qualiman Engenharia e Montagens Ltda., presente no mercado nacional há 25 anos, tem atuação na área industrial e foco no segmento de óleo e gás com cadastro de fornecedor no Sistema Petrobras.

A retomada das obras da refinaria não é a única decisão recente de Pedro Parente que beneficia pernambuco. A venda da Petroquímica Suape e da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe) para o grupo mexicano Alpek representa a manutenção de um grande empreendimento, que só dava prejuízo e desvios nas mãos estatais. A aquisição depende agora apenas da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“A entrada da Alpek no setor petroquímico do Estado foi uma boa notícia para Pernambuco. O presidente Parente nos informou que a Alpek tem todo o interesse em ampliar os investimentos nas duas unidades de Suape”, detalhou o governador, em conversa com o presidente da Petrobras.

Refinaria Abreu e Lima vai concluir obras para ampliar produção

No ano pasado, um dia depois de anunciar a construção do Miniarco, o governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu com o presidente Michel Temer (PMDB) para pedir a inclusão do Arco Metropolitano no pacote de concessões federais, além do Aeroporto dos Guararapes e da BR-232. O socialista também aproveitou para solicitar a conclusão de outras obras, como a da Refinaria Abreu e Lima e a da Ferrovia Transnordestina, atrasadas em cinco e dez anos, respectivamente.


“O presidente Temer se colocou à disposição para aprofundar as questões não apenas de Pernambuco, mas também do Nordeste, diante da crise econômica, do desemprego e da seca. O presidente, inclusive, tomou a iniciativa de fazer encaminhamentos junto aos ministros”, afirmou Paulo Câmara após a reunião. O Nordeste teve pouco espaço no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), lançado em setembro.

» Petrobras diz que conclui primeira parte da Refinaria Abreu e Lima, mas a segunda só com um novo sócio
» Empresa de terraplenagem na Refinaria Abreu e Lima é o elo entre esquemas da Lava Jato e Operação Turbulência
» Polícia Federal afirma que refinaria Abreu e Lima foi alvo de cartel

O governador entregou a Temer uma carta na qual relaciona obras e projetos de interesse do Estado e da região. O documento pede ainda a devolução da autonomia do Porto de Suape e a adequação e duplicação da BR-423 no trecho entre São Caetano e Garanhuns, no Agreste pernambucano.
Blog do Jamildo

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados