Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pela primeira vez, Moro e Lula se encontram pessoalmente

7.5.17

/ por casinhas agreste

Petistas querem transformar evento em comício. Movimentos contrários querem tranquilidade para o juiz 
Paulo de Tarso Lyra , Natália Lambert
AFP / ANDRESSA ANHOLETE / Alex Silva (foto: AFP / ANDRESSA ANHOLETE / Alex Silva )

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá de mostrar, na quarta-feira, em Curitiba, se ainda tem lenha suficiente para queimar na tentativa de voltar ao Palácio do Planalto em 2019. Pela primeira vez desde que se tornou alvo das investigações da força-tarefa da Lava-Jato, Lula estará diante daquele que elegeu seu principal algoz: o juiz Sérgio Moro. A militância petista se prepara há duas semanas para acompanhar o ídolo. Vaquinhas estão sendo feitas nos sindicatos e movimentos sociais. “Do ponto de vista jurídico, esse depoimento deve mudar pouca coisa. O peso desse encontro é, acima de tudo, político”, definiu o professor de ciência política da Fundação Getulio Vargas Sérgio Praça.


Saiba mais

    Lula aumenta liderança para disputa em 2018 e Bolsonaro aparece em segundo
    Lula aumenta liderança para disputa em 2018 e Bolsonaro aparece em segundo
    Moro confisca 26 bens do cofre de Lula e manda devolver à Presidência
    Lula: 'Se Palocci fizer delação premiada pode prejudicar muita gente, menos eu'
    Executivo da OAS diz que foi mostrar a Lula projetos de Atibaia e do tríplex
    'Lula tinha pleno conhecimento de tudo', diz Duque sobre corrupção na Petrobras

Por isso, a ênfase de Lula em tentar transformar o evento em um espetáculo. Os advogados de defesa entraram com um pedido para que o depoimento seja transmitido ao vivo. Pediram também que haja uma câmera voltada para o juiz Moro, em vez do formato tradicional, no qual só se ouve a voz do magistrado e a imagem que aparece na tela e a do depoente e de parte dos advogados. “Nos moldes em que atualmente é captada a imagem, focando a câmera exclusivamente os acusados, não há registro fidedigno de todo o ato processual, na sua inteireza e, assim, viola-se a garantia constitucional da presunção de inocência”, alegam os advogados.

“A intenção, com a filmagem dessa forma, é registrar o ato de maneira mais fidedigna do que a anteriormente adotada, quando o depoimento era redigido, bem como para permitir que se observe as expressões faciais e corporais daquele que traz a sua versão dos fatos ao juízo”, rebateram os procuradores. “Queremos uma transmissão ao vivo por causa do histórico de vazamentos seletivos. Nossa garantia é que, aquilo que ele falar, não seja manipulado e que as pessoas possam ouvi-lo na íntegra”, explica o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que estará em Curitiba para acompanhar o depoimento. Até o fechamento desta edição não havia resposta quanto ao pedido.

O ângulo da filmagem é apenas um dos muitos embates que ocorrerão até quarta e durante o depoimento. Aliados do ex-presidente Lula afirmam que a tendência é de que ele aumente o tom do confronto, como se tivesse, de fato, em um comício ou debate eleitoral. Buscará, de todas as formas, vitimizar-se e dar um arcabouço político ao processo jurídico que enfrenta”, completou um estrategista petista.

DELAÇÕES Na última sexta-feira, mais um prego foi enterrado na cruz lulista. O ex-diretor da Petrobras Renato Duque falou claramente, em depoimento, que Lula sabia do esquema de corrupção na Petrobras, que comandava tudo e ainda o alertou para não manter contas no exterior para o recebimento de propinas. Some-se a isso a delação de Marcelo Odebrecht, que afirmou ter pago R$ 150 milhões em caixa 2 para campanhas petistas, e do ex-presidente da OAS Leo Pinheiro, que afirmou que o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia pertencem ao ex-presidente.

“O Lula está muito tranquilo, tem plena consciência de que não fez nada de errado. O próprio Maluf desqualificou o triplex do Guarujá, afirmando que eram três casas do Minha casa, minha vida, uma em cima da outra”, brincou o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Mas há quem prefira manter a cautela. Analistas ligados ao PT afirmaram, confidencialmente, que Moro é um juiz experiente, à frente da Lava-Jato há três anos, e dificilmente cairá nas armadilhas que serão preparadas pelo ex-presidente.

IDIDCIDADE DIVA A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) se preparou para o depoimento de quarta-feira com a mesma estratégia adotada em grandes eventos esportivos. Os grupos de apoio ao ex-presidente Lula ficarão na Região Central da cidade e o antagônico, no Centro-Cívico. O expediente será suspenso em toda a Justiça Federal no dia da oitiva e só entrarão no prédio pessoas envolvidas diretamente no depoimento. A segurança interna será feita pela Polícia Federal e a Polícia Militar vai isolar um perímetro de 150 metros ao redor para evitar a aproximação de manifestantes. Só entrarão na área isolada moradores e profissionais da imprensa previamente cadastrados. Homens do Exército já estão na cidade para ajudar.

A expectativa de movimentos pró-Lula é reunir 30 mil pessoas na terça e na quarta, com atos políticos, conferências, plenárias, vigílias e atividades culturais. Do outro lado, movimentos contrários ao ex-presidente Lula esperam mobilizar cerca de 10 mil. A ideia é confrontar os petistas, mas sem criar tumulto, pois não querem desviar a atenção de Moro em um momento considerado, por eles, um dos mais importantes da história da operação. (Colaborou Matheus Teixeira

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados