Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Começa segunda-feira inscrição no Enem

6.5.17

/ por casinhas agreste

Candidatos devem se inscrever no site do Inep até dia 19 de maio. Taxa custará R$ 82


No Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, alunos do 3º ano fazem seminários com variados temas para treinar para redação / Foto: Diego Nigro / JC Imagem
No Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, alunos do 3º ano fazem seminários com variados temas para treinar para redação
Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Da editoria de Cidades


Começa às 10h de segunda-feira uma etapa importante para quem deseja cursar graduação em universidades públicas no próximo ano. É quando abre o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), substitui o vestibular em pelo menos 131 instituições brasileiras. As provas serão em dois domingos seguidos, em 5 e 12 de novembro.

Candidatos devem se inscrever até 23h59 do dia 19 deste mês, exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelo exame. É só acessar o link onde está escrito Página do Participante. A taxa de inscrição, no valor de R$ 82, poderá ser paga até o dia 24 de maio em qualquer agência bancária, em casas lotéricas ou nos Correios.

Estudantes matriculados em escolas públicas e que vão concluir o ensino médio este ano têm gratuidade. Também podem requerer a isenção do pagamento da taxa os candidatos que são inscritos no CadÚnico. Nesse caso, terão que informar o Número de Identificação Social (NIS). Até o ano passado qualquer pessoa que se declarasse carente poderia pleitear o benefício.

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, haverá um hotsite do Enem 2017, com cronograma, resposta a dúvidas frequentes e tudo o que o aluno precisa saber para fazer o exame com tranquilidade e segurança. “Também teremos um aplicativo e o cartão de confirmação da inscrição, no qual serão depositados o cronograma, os gabaritos, resultados, alguns alertas e outras funcionalidades”, ressalta Maria Inês.


Vestibulandos que têm alguma deficiência devem ficar atentos a uma nova exigência. Para ter direito a uma hora a mais na realização das provas, o pedido deve ser feito no ato da inscrição. É preciso enviar um laudo que comprove a necessidade desse tempo extra durante a aplicação do exame. Outra novidade, em caráter experimental, é a prova em vídeo com Libras para candidatos surdos.

Vale lembrar que não será mais possível usar o Enem para obter o diploma do ensino médio. A certificação na última etapa da educação básica será concedida pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Enceja). Veja aqui o edital do Enem 2017.
PREPARAÇÃO

No Ginásio Pernambucano, escola integral da rede estadual de ensino localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, os cerca de 200 alunos do 3º ano do ensino médio estão se preparando para o Enem desde o começo do ano. Todas as quartas-feiras há um aulão que reúne professores de várias disciplinas. Ao final do segundo bimestre, eles farão um simulado, que deve se repetir no segundo semestre.

Para enriquecer os argumentos dos estudantes na redação do Enem, a professora Fernanda Vasconcelos promove rodas de conversas a cada 15 dias. Os jovens são estimulados a pesquisarem um tema previamente divulgado por ela. Depois, trocam ideias e impressões e escrevem uma redação. Ontem, o debate foi sobre bullying e o cyberbullying, aproveitando que o jogo da Baleia Azul tem sido assunto de tantos adolescentes. “Percebo que devido a essas atividades, os argumentos escritos nos textos estão melhores, as ideias mais consistentes e mais seguras”, diz Fernanda.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados