Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Marcelo Odebrecht diz que conta de Lula tinha R$ 40 milhões

12.4.17

/ por casinhas agreste
Segundo depoimento de Marcelo Odebrecht, ele teria combinado com Palocci uma reserva em propina para atender "demandas de Lula"

"A gente botou 40 milhões para atender demandas que viessem de lula", afirmou Marcelo Odebrecht
Foto: Cicero Rodrigues/ World Economic Forum
JC Online

O presidente afastado da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, afirmou em repoimento ao juiz Sérgio Moro que combinou com o ex-ministro Antonio Palocci a reserva de R$ 40 milhões de reais em propina para atender "demandas de Lula", em dezembro de 2010, um pouco antes dele deixar a Presidência da República e Dilma Roussef assumir o cargo. O juiz Sergio Moro retirou nesta quarta (12) o sigilo dos depoimentos prestados na audiência da ação penal na qual Marcelo Odebrecht é reu ao lado de Antonio Palocci. As informações são da Revista Veja.

“Tinha um saldo de uns 40 milhões. Aí o que eu combinei com o Palocci? Vai mudar o governo, vai entrar a Dilma […] A gente sabia que ia ter demandas de Lula, por uma questão do instituto, para outras coisas. Então o que a gente disse foi o seguinte: ‘Vamos provisionar uma parte desse saldo, e então botamos 35 milhões no saldo amigo, que é Lula, para uso que fosse orientação de Lula, porque a gente entendia que Lula ainda ia ter influência no PT. Como era uma relação nossa com a Presidência (da República), PT, com lula, tudo se misturava. Então a gente botou 40 milhões para atender demandas que viessem de lula”, complementou Odebrecht.

Segundo depoimento de Marcelo Odebrecht, o pagamento era liberado conforme as demandas. “Teve alguns em que o pedido era feito e saía via espécie, aí Palocci pedia pra descontar do saldo amigo. Então quando ele pedia para descontar do saldo amigo, eu sabia que ele estava se referindo a Lula, mas eu não tinha como comprovar". O empreiteiro também afirmou que não tratava de forma direta com o ex-presidente. “Lula nunca me pediu [a reserva do dinheiro] diretamente. Essa informação eu combinei via Palocci. Óbvio que ao longo de alguns usos ficou claro que era realmente pro Lula.”


Antonio Palloci

Palocci é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. Também são acusados Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, Marcelo Odebrecht e outros 12 investigados por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro relacionados à obtenção, pela Odebrecht, de contratos de afretamento de sondas com a Petrobras. Odebrecht já está condenado, em uma outra ação, a 19 anos e quatro meses de prisão.

Para se livrar da cadeia, o empreiteiro fechou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Outros 77 executivos do grupo também decidiram colaborar para evitar a prisão.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados