Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

“O PT deixou de ser o partido dos pobres”

31.5.15

/ por casinhas agreste
Da Folha de Pernambuco

O Programa Bolsa Família, criado no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2003, surgiu com o propósito de erradicar a fome e minimizar os efeitos da alta concentração de renda no País. Encarado como carro-chefe do área social pela gestão petista, o projeto beneficia, atualmente, cerca de 14 milhões de famílias, que saíram da extrema pobreza e foram introduzidas ao consumo. Em seu rascunho original, a medida também deveria servir de ponte para o acesso à cidadania. No entanto, na avaliação do idealizador do programa Fome Zero e fundador do PT, Frei Betto, o governo falhou ao não garantir a promoção do bem-estar social, como previa.

Frei Beto esteve de passagem pelo Recife na semana passada. Inicialmente, o programa Fome Zero introduzia uma série de medidas governamentais como intuito de transformar, gradativamente, a realidade social do País. Porém, o projeto sofreu limitações a partir da implantação do Bolsa Família, que prioriza a transferência de renda.

“A aplicação do programa foi importante, pois garantiu a inclusão econômica de setores significativos da população. Mas o governo não ampliou os espaços de participação política e se curvou diante da força do mercado financeiro. Não transformou as pessoas que saíram da miséria em cidadãs. Elas se tornaram consumistas e agora não querem perder o que adquiriram, porque o desejo humano é infinito”, avaliou Frei Betto.

Segundo ele, o Fome Zero tinha o objetivo de favorecer uma consciência crítica, mas acabou sendo instrumentalizado por interesses eleitorais.

“O Bolsa Família é compensatório e gera um grande patrimônio eleitoreiro. Já o Fome Zero era emancipatório e implicava uma série de reformas estruturais. Nele, quem entrasse e ficasse dois ou três anos estaria livre da dependência da União. No Bolsa Família, quem entra não tem porta de saída. É uma pena que o governo tenha cedido à pressão dos prefeitos, transferindo o cadastro aos municípios e destruindo os comitês gestores que foram criados em 2003”, afirmou.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mais de 96% das crianças e jovens de famílias beneficiárias do programa cumprem a frequência escolar mínima exigida com contrapartida. Entretanto, par o frade dominicano, o programa deveria ter ido além. Na sua opinião, a mudança das estratégias adotadas n concepção do Fome Zero é o resultado da inversão das bandeiras defendidas pelo próprio PT, que iniciou suas atividade no final dos anos 70, a parti de uma plataforma socialista

“Com os 55 milhões de voto que o Lula teve em 2002, ele poderia ter feito várias reformas, como a Política e a Agrária. Com a caneta na mão, deveria ter ousado. Mas faltou vontade. Hoje, a sociedade civil está alijada do process democrático, porque não foram criados mecanismo para isto. O PT deixou de se o partido dos pobres e da ética. Errou no momento em que deveria assegurar a legitimidade dos movimentos sociais e se rendeu. Ficou refém do mercado financeiro e do Congresso e, agora, sofre as consequências por não ter criado um projeto ético para o País”, finalizou.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados