Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Supertufão Hagupit se aproxima das Filipinas

5.12.14

/ por casinhas agreste

Da AFP

Este tufão, o mais forte que passará pelo arquipélago do sudeste asiático este ano, pode afetar mais da metade do território filipino, incluindo comunidades que já foram devastadas pelo supertufão Haiyan no ano passado / Foto: AFP
Este tufão, o mais forte que passará pelo arquipélago do sudeste asiático este ano, pode afetar mais da metade do território filipino, incluindo comunidades que já foram devastadas pelo supertufão Haiyan no ano passado
Foto: AFP
Milhões de habitantes das Filipinas começaram a buscar refúgio em igrejas, colégios e ginásios à medida que o potente tufão Hagupit se aproxima do país.
Este tufão, o mais forte que passará pelo arquipélago do sudeste asiático este ano, pode afetar mais da metade do território filipino, incluindo comunidades que já foram devastadas pelo supertufão Haiyan no ano passado.

As autoridades informaram que mais de 500.000 famílias, ou seja, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, serão retiradas no leste das Filipinas antes da chegada de Hagupit, prevista para a noite de sábado ou manhã de domingo.

Haiyan, a tempestade mais forte registrada em terra, com ventos de 315 km/hora, deixou 7.350 mortos ou desaparecidos ao arrasar o centro das Filipinas no ano passado.

Nesta sexta, ele registra ventos de 215 km/hora, e avança para as Filipinas pelo Oceano Pacífico.

O Centro de Informação sobre Tufões da Marinha dos Estados Unidos diminuiu nesta sexta o Hagupit da categoria máxima de supertufão a de tufão.

No entanto, Hagupit voltará a ganhar força e se tornará o mais potente registrado nas Filipinas este ano, e também poderá causar ondas de mais de um andar de altura ao longo da zona costeira, de acordo com a agência estatal de informação meteorológica Pagasa.

O arquipélago filipino é geralmente a primeira grande massa terrestre atingida por tufões e grandes tempestades tropicais procedentes do Oceano Pacífico. 


Esta nação de cem milhões de habitantes sofreu nos últimos anos tempestades de violência incomum, que, segundo os cientistas, se devem à mudança climática.


 
Blog Casinhas Agreste 
 www.casinhasagreste.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados