O Presidente da Câmara Municipal de Casinhas, José Edílson, foi substituído pelo Primeiro Secretário Marcelo do Rêgo Andrade na terça (23). De acordo com ordem judicial, baseado no regimento da Casa para publicar o edital de nulidade de eleição e convocar nova eleição da mesa diretora para o biênio 2015-2016.
A substituição deu-se por ordem judicial após o Presidente do Legislativo José Edílson (Sinha do Junco) não comparecer a Casa Manoel Veiga de Lira e Silva e sendo procurado pela oficial de Justiça o mesmo não ter acatado a ordem judicial para publicar a nulidade da eleição e convocar nova eleição com prazo estipulado pela justiça em 48 horas, com risco de sofrer penalidades ao Senhor Presidente José Edílson caso não obedecesse a ordem da justiça.
A justiça imediatamente garantiu o direito à nova eleição, o que deveria ao Senhor Presidente publicar no prazo de 48 horas a nulidade da eleição e convocar nova eleição para renovação de mandato para 2015-2016.
A chapa encabeçada por Fátima do Sindicato conseguiu na justiça garantir o direito a nova eleição, tanto na Primeira instância na Comarca de Surubim, como na segunda instância no Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Após o direito adquirido na justiça pela chapa da vereadora Fátima do Sindicato, o Presidente “Sinha do Junco”, não cumpriu a ordem judicial, o vereador ainda foi procurado pela oficial de Justiça o que não obteve êxito.
Ficando assim decidido de acordo com o regimento interno de a Câmara o Presidente foi substituído pelo Primeiro Secretário Marcelo do Rêgo Andrade para dá continuidade ao processo democrático e por fim ser realizada nova eleição, tudo registrado por ordem judicial.
Imediatamente o Primeiro Secretário o vereador Marcelo Andrade, substituto legal do Presidente, publicou o edital de convocação no mural da Câmara e também convocou oficialmente todos os vereadores para comparecerem à câmara de Casinhas nesta sexta por ordem da justiça.
Tudo registrado e tirado a limpo, ainda sobre as informações espalhada no Município sobre o diálogo com os nove vereadores, não passa de uma manobra descabida e oportunista, já que a chapa encabeçada por Fátima do Sindicato está formada com os cinco vereadores que atualmente formam a oposição em Casinhas.
Em contato com a vereadora Verônica Geriz, ainda foi mais longe, contou-nos que: “Foi muita luta, corremos atrás de nossos direito para apenas registrar uma chapa, obtivemos vitória na primeira e segunda instância, eles ainda recorreram e não conseguiram, foi uma luta para encontrar Sinha do junco,o oficial de justiça ainda procurou o Presidente para convocar nova eleição, o mesmo nunca se encontrava na câmara, em nenhum momento ele estava presente para receber a oficial de justiça”. Pontuou Geriz.
“Estão querendo passar a imagem que houve diálogo para que haja nova eleição nesta sexta (26), em nenhum momento houve ou está havendo consenso dos vereadores da situação com os da oposição,foi um direito conquistado na justiça, graças a Deus a justiça foi feita”. Disse Geriz
Documentos comprovam os fatos
Blog Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br
Com Edmilson Arruda
Nenhum comentário
Postar um comentário