Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Paraíba: confira na íntegra o debate entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima na Globo PB

24.10.14

/ por casinhas agreste
Candidatos ao governo da Paraíba fazem último debate antes do 2º turno
Confronto entre candidatos foi promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Debate aconteceu na noite desta quinta e foi transmitido também pelo G1.
Do G1 PB
Para assistir ao debate click na imagem abaixo



(Veja a íntegra do debate  clicando na imagem acima)

 Os dois candidatos ao governo da Paraíba participaram, na noite desta quinta-feira (23), do debate realizado pelas TVs Cabo Branco e Paraíba. No encontro, os candidatos Ricardo  Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) debateram temas como saúde, segurança pública, educação, saneamento básico e transposição do rio São Francisco. Este foi o último debate televisivo com os candidatos ao governo do Estado antes do segundo turno das Eleições 2014. (O G1 acompanhou o debate em tempo real).
O debate foi mediado pelo jornalista da Rede Globo José Raimundo e transmitido ao vivo pelo G1.  Os internautas puderam participar pelas redes sociais usando a hashtag #DebatePB. O confronto também foi transmitido em tempo real pela rádio CBN João Pessoa.

As regras foram previamente apresentadas para as equipes dos candidatos. O debate contou com três blocos, sendo um com tema livre, outro com tema determinado em sorteio e o último voltado para considerações finais.
No primeiro bloco Ricardo e Cássio fizeram perguntas entre si. Os candidatos tiveram 30 segundos para o questionamento, um minuto e meio para respostas, um minuto de réplica e mais um de tréplica.
Por ordem de sorteio, o primeiro bloco do debate foi aberto por Ricardo Coutinho, o candidato abriu o debate com uma pergunta sobre educação. Em seguida Cunha Lima fez uma pergunta sobre segurança e combate às drogas.
Na sequência, o assunto debatido entre os candidatos foi a questão da água, esgotamento sanitário e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Ricardo Coutinho perguntou sobre privatização da estatal. Funcionalismo público e saúde também foram abordados pelos candidatos durante o primeiro bloco.
No segundo bloco do debate, os candidatos responderam a perguntas com tema determinado por sorteio. O primeiro tema sorteado foi incentivo à indústria. O candidato Cássio Cunha Lima abriu o bloco perguntando sobre o tema escolhido. Ricardo Coutinho fez a segunda pergunta, cujo tema foi a situação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O tema autonomia da Universidade Estadual da  Paraíba (UEPB) foi o terceiro ponto abordado, o candidato Cássio Cunha Lima foi quem fez a pergunta sobre o tema. Na sequência, Ricardo Coutinho encerrou o segundo bloco perguntando para Cássio Cunha Lima sobre a transposição das águas do rio São Francisco.
O terceiro e último bloco foi destinado para que os candidatos fizessem suas considerações finais. O primeiro a falar por ordem definida previamente em sorteio foi Cássio Cunha Lima em seguida Ricardo Coutinho encerrou o bloco.
Candidatos da Paraíba são assessorados antes do debate (Foto: André Resende/G1)
Candidatos da Paraíba são assessorados antes do debate (Foto: André Resende/G1)
CONSIDERAÇÕES FINAIS DE CÁSSIO: Em suas considerações finais, o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) falou sobre os planos de governo para as áreas da saúde, educação, mobilidade urbana, segurança pública e investimento nas indústrias. "Queria cumprimentar o senhor José Raimundo, agradecer à TV Cabo Branco e à TV Paraíba pela oportunidade. Agradecer a Deus por esse momento de reta final da campanha e agradecer a você, paraibano, que no estado inteiro nos trouxe uma campanha com emoção, com gana, com garra, com crença no futuro. Eu lamento profundamente que mais uma vez em mais um debate, o último desta campanha, ao invés de olhar para o futuro, vislumbrando o amanhã e o que está por vir, o atual governador, temendo discutir os reais problemas da Paraíba, tenta desqualificar a minha pessoa, que é uma prática política que ele tem há algum tempo. Mas vou olhar para o futuro, em respeito a você e em respeito a Paraíba, apresentando propostas para que nós possamos transformar a realidade econômica do nosso estado. Ao lado de Aécio Neves, na presidência da república, temos uma chance histórica de trazer grandes investimentos industriais, mas grandes mesmo. De ter uma capacidade de transformar a nossa economia, como aconteceu na Bahia, no Ceará e em Pernambuco", iniciou.
Nas considerações finais, tucano falou ainda sobre propostas para áreas como saúde e segurança. "Na saúde vamos descentralizar o atendimento. Fazer com que os hospitais de pequeno porte que foram fechados, e muitos foram fechados na Paraíba inteira, sejam reabertos na parceria com o governo do estado. Além do mutirão da saúde, para levar a saúde para mais perto das pessoas e as centrais de diagnóstico por imagem. Na educação, vamos assegurar a volta da autonomia da UEPB e implementação do bolsa-trabalho para você que é estudante, jovem do ensino médio. Na segurança, polícia na rua. Aumentar o efetivo da PM e da Polícia Civil, que diminuiu de tamanho. Monitoramento por câmera com o programa 'Olho Vivo' e gestão integrada de segurança. Na mobilidade, temos um grande projeto concebido pelo professor Nilton Pereira, junto com Luciano Agra, para transformar a mobilidade de Cabedelo, de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux. E também olhar para Campina Grande", acrescentou.
"Vamos fazer tudo isso com transparência, com dados abertos, para que possamos garantir ética, seriedade, zelo e honestidade no trato com o dinheiro público. Por isso que nesse encerramento, volto a agradecer a Deus e peço o seu voto. Peço sua confiança para que juntos nós possamos construir essa Paraíba melhor, com esse olhar voltado para o futuro e agarrando essa chance de ouro que temos de ter Aécio na presidência com a minha presença no governo do estado. Dois amigos irmãos, que vamos juntos transformar a nossa realidade econômica. À vitória”, finalizou Cássio Cunha Lima.
CONSIDERAÇÕES FINAIS DE RICARDO: Ricardo Coutinho (PSB) encerrou sua participação no debate dizendo vai fazer o melhor mandato da sua vida, lembrou sua passagem como governador do esatdo e falou sobre os projetos, caso eleito. "Muito obrigado a você, José Raimundo, obrigado a toda a Paraíba. Gostaria de citar Provérbios: quando o ímpio governa, o povo geme, quando o justo governa, o povo se alegra. A Paraíba conquistou, no meu governo, 2.400 quilômetros de estradas, dez hospitais novos, três UPAs, sete escolas técnica estaduais. A Paraíba conquistou dignidade, a Paraíba conquistou respeito aqui dentro e lá fora, a Paraíba conquistou um governo sério, que muitas e muitas vezes ficou sem aliados porque não aceitou fazer o jogo desses aliados, o jogo de depredação do patrimônio público, do erário público. E eu faria tudo de novo, faria tudo de novo, porque eu sei que é o certo. Porque através desse certo eu consegui colocar os meus pés lá nos quilombolas, lá nas terras ciganas, lá na nação potiguara", iniciou Ricardo.
Ainda nas considerações finais, o candidato à reeleição falou sobre sua passagem por cidades do interior.  "Eu consegui ser abraçado pelas comunidades da agricultura familiar, ser reconhecido pelo trabalho dos que mais necessitam. Eu consegui olhar para uma cidade como Coxixola, com 1.500 habitantes, olhar para pequenas cidades que eram esquecidas porque não tinham muitos eleitores. Foi através dessa percepção, mas também dessa coragem, de cortar privilégios de meia dúzia que mandavam aqui dentro e que o governante simplesmente, na batida do pé desses que tinham os privilégios, o governante corria rapidamente para fazer tudo aquilo que se queria. Não é à toa que você vê tantas transações nebulosas ocorridas numa época, numa época há seis, sete anos atrás. Eu quero reafirmar o meu compromisso com os princípios que sempre nortearam a minha vida, princípio com a ética, princípio com a participação popular e princípio com o desenvolvimento econômico, com inclusão social", acrescentou.
"Eu quero dizer a vocês que a Paraíba vai experimentar um tempo importante com a continuidade desse projeto. Porque nós teremos Dilma na presidência, uma mulher gerreira, honesta, sincera, de luta e que deu continuidade ao grande mandato que o presidente Lula fez. E é em nome de tudo isso que eu estou aqui me comprometendo com vocês a governar cada vez melhor. Eu vou fazer o melhor mandato da minha vida. E que Deus abençoe a cada um de vocês e que Deus abençoe a Paraíba", finalizou Ricardo Coutinho.
Veja a íntegra do debate bloco a bloco:

Blog Casinhas Agreste 
 www.casinhasagreste.com.br

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados