Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

O que você deve saber sobre seu candidato antes de votar

4.10.14

/ por casinhas agreste
Votar de forma consciente exige muito mais do eleitor do que apenas assistir a debates e ao horário eleitoral. O POVO selecionou seis portais que são instrumentos importantes para a pesquisa sobre os candidatos. 




Informações sobre candidatos à eleição são como peças de um quebra-cabeça. Elas devem ser reunidas quando o eleitor se dispõe a buscar compreender quem são as figuras políticas que almejam assumir cargos no Legislativo e no Executivo. Buscar munição para sustentar um voto (e, enfim, acreditar nele) é uma missão que transcende o horário eleitoral obrigatório e vai de encontro com uma pesquisa mais elaborada.




A Internet é uma aliada do eleitor mais curioso e é online que se pode acessar dados que não são mostrados nas propagandas políticas. As pessoas podem descobrir as declarações de bens dos candidatos, o financiamento eleitoral (quem banca as campanhas), a situação de cada um na Justiça comum e na Justiça Eleitoral, o plano de governo e outros itens. Alguns sites também fazem acompanhamento com análises, notícias e entrevistas.




Na relação de opções que a Internet oferece, alguns portais estão aptos a aproximar o eleitor ainda mais do perfil de cada candidato, para além do que é filtrado em propagandas, debates e entrevistas. Na rede, o filtro se expande para munir o eleitor de ferramentas que irão construir opiniões mais claras, além de trazer conhecimento sobre o histórico dos candidatos. Para facilitar essas buscas, O POVO selecionou seis portais que são instrumentos importantes para a pesquisa sobre os candidatos (ver quadro). São eles: Transparência Brasil, DivulgaCand, Congresso em Foco, Contas Abertas, Câmara dos Deputados de Fortaleza e Portal da Transparência Assembleia Legislativa.

Transparência

Fundador e secretário-geral do site Contas Abertas, Gil Castello Branco pontua que a busca por informações em sites de transparência cresceu muito desde o lançamento do site, em dezembro de 2005. Essa busca, todavia, continua baixa e gera uma relação inversamente proporcional. “A sociedade ainda participa relativamente pouco. O que nós vemos é que a transparência tem crescido em uma proporção maior do que a capacidade nossa de filtrar essas informações”, comenta. 

Por outro lado, o especialista pondera e diz que as manifestações que tomaram as ruas do Brasil em junho de 2013 são o retrato da insatisfação da população em relação aos modelos de gestões que estão em vigor, seja em plano nacional, como no local. “As manifestações mostraram que existe um desconforto. Vejo que o brasileiro está querendo se expressar e ter mais participação. Isso é muito bom. O cidadão está procurando entre os candidatos, mas não e fácil para o brasileiro que deseja votar conscientemente”, acredita.

Gil lembra ainda que as informações mostradas nas propagandas eleitorais são miudeza diante da infinidade de informações que os eleitores precisam saber antes de decidir o voto. “No plano de governador e presidente, a gente vê produções cinematográficas para alguns e outras produções mais simples, o que torna meio desproporcional. Então, é muito difícil você se sentir apto para votar de forma consciente apenas a partir daquelas informações. Você é obrigado a procurar outras formas de conhecer”.

1. Lei da Transparência
A Lei da Transparência, de 27 de maio de 2009, foi instituída para mudar a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Passou, então, a determinar que União, estados, municípios e Distrito Federal disponibilizassem informações das execuções orçamentárias e financeiras das gestões para que a população fique mais próxima do que acontece no País e, assim, possa cobrar dos poderes executivo e legislativo. 

2. TEMPO REAL
Conforme definido por lei, estados e municípios têm obrigação de liberar as informações em tempo real “pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público”.

Sites da transparência

O POVO elencou alguns portais que podem auxiliar o eleitor na hora de entender quem são os candidatos para estas eleições

Transparência Brasil

http://www.transparencia.org.br/

Como funciona: faz links com quatro ferramentas: Excelências, Às Claras, Deu no Jornal e Meritíssimos. O Excelências traz histórico da vida pública e política de todos os parlamentares federais e estaduais, além de funcionar como noticiário sobre corrupção e apresentar declarações de bens dos candidatos. Às Claras é uma espécie de banco de dados com informações sobre o financiamento eleitoral. Deu no Jornal mostra o noticiário sobre corrupção e controle publicado em veículos impressos, entre janeiro de 2004 e outubro de 2012. A última seção é a Meritíssimos, que acompanha o desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

DivulgaCand
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas

É um sistema criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é responsável pela divulgação das candidaturas registradas no País. É possível consultar o plano de governo dos candidatos, além de observar o quantitativo de candidaturas, verificar a situação de cada candidato e verificar quem são os doadores das campanhas.

Congresso em Foco

http://congressoemfoco.uol.com.br

Portal de notícias que faz cobertura do que acontece no Congresso Nacional, acompanhado o desempenho dos representantes eleitos.

Contas Abertas
http://www.contasabertas.com.br

O site é construído por uma entidade da sociedade civil, reunindo pessoas físicas e jurídicas, além de lideranças sociais, estudantes, jornalistas e pessoas interessadas em colaborar. As informações são dadas em matérias, com notícias, análises de fatos e entrevistas.

Blog Casinhas Agreste

 www.casinhasagreste.com.br


 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados