Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Casinhas-PE: o povo lembrado em época de eleição,veja o que aconteceu?

9.8.14

/ por casinhas agreste
Do Blog
Edmilson Arruda

Ao escolher o tema desta matéria me reporto a cada cidadão casinhense que madruga no campo em busca do pão de cada dia, daqueles que vivem a penar um sistema político que despreza e deprime o povo desta terra tão querida.
Povo esquecido, povo lembrado em época de eleição
Pois é,  em  período eleitoral, promessas mais promessas sendo ecoadas nos quatro cantos do Município, o povo sendo lembrado apenas  às vésperas de eleição, e depois?
A população do Município de Casinhas aguardava ansiosamente da gestão Municipal melhorias no saneamento básico da cidade, como é o caso da Vila Feliz por trás do cemitério, será que estes cidadãos estão sendo lembrados?
Há de se dizer que em meio a tanto turbulência na administração da Prefeita de Casinhas, como na saúde comprometida com falta de valorização de um Agente de Saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares, motoristas, uma classe que sofre ardentemente para melhorar a saúde do Município. Quantas vezes a Secretaria de Saúde e a própria prefeita teve algum tipo de diálogo com essa  classe para discutir a questão salarial? 
Ainda venho enumerar alguns  fatores que elevam o número de casinhenses que sofrem sem um atendimento médico de qualidade nos postos de saúde, como dentistas, uma obturação e um simples medicamento para combater algum tipo de doença.

A quase dois anos de mandato, a prefeitura Municipal de Casinhas não conseguiu resolver esse problema crônico que é a questão de saúde pública que afeta a população.

Professores de Casinhas desvalorizados

Há de se lembrar da educação, um país, um Estado ou um Muicípio só alcança seu desenvolvimento pleno quando se investe na educação, não naquela educação que aprisiona,mas aquela que liberta,não em uma educação que marginaliza o professor que despreza,mas sim em uma educação que valoriza a classe trabalhadora.Professor  esse que faz o melhor pelos alunos devolvendo a família um cidadão capaz de mudar a sociedade e o mundo. É o professor a figura muito importante para um mundo melhor, quando se valoriza o professor, o ensino naturalmente melhora, o professor vive feliz e assim a educação melhora. Em Casinhas a classe profissional devería ser valorizada.
Há muita promessa para pouco trabalho, ao observarmos a comunidade como os Sítios Areia de Chatinha, Chatinha de Baixo e de Cima o que se têm feito nestas comunidades? Lembrando que há dois representantes no legislativo que são da bancada da prefeita. Não se vê obras da prefeita que prometeu o mundo e os fundos para o povo dessa região.
Bem ao  lado temos a comunidade de Lagoa de Pedra, um Distrito que merecia ter uma atenção melhor, serve de passagem para a cidade de Surubim, ou melhor uma localidade que cresceu bastante ao longos dos anos e após a construção da PE 102, se depender da prefeitura não se vê uma obra, ao não ser pinturas de um posto de saúde.
Outra comunidade bem próxima é o povoado do Junco, só não parou no tempo por conta do trabalho e esforço daqueles moradores que desenvolveram por contra própria a sua comunidade como é o caso na construção civil, atualmente essa comunidade têm um comércio próprio. Esse povoado também conta com um vereador da bancada da prefeita de Casinhas.
Garimpando o Município, vamos até o sítio Montado, terra da castanha e do caju, uma das maiores comunidade de Casinhas sendo uma das maiores de Casinhas. Se observarmos no plano político, essa comunidade foi visitada pela prefeita por várias vezes prometendo obras da reforma da quadra que vive totalmente abandonada pelo poder público.
O posto de saúde a alguns meses funcionando em um antigo bar, motivado pela “eterna” reforma do posto de saúde local.
A escola professor Daniel com uma pintura envelhecida pelo tempo.
Moradores vivem esquecidos, sem garantia de um futuro de qualidade para os jovens dessa comunidade que dependem apenas da pequena renda familiar, seja da bolsa família ou de uma aposentadoria dos pais ou parente mais próximo. 
Os jovens dessa região são marginalizados pelo poder público municipal, há falta de oportunidade.

O Diogo de Casinhas, comunidade separada apenas pelo Rio Cai-aí que divide os dois Municípios Casinhas e Surubim, essa comunidade é o portal da cidade de Casinhas, não há obras da prefeitura nessa comunidade, apenas a pintura da ponte.
Umarí de Casinhas, falar nessa comunidade é diretamente ligada pela tradição de um povo forte e trabalhador, situada próxima ao Distrito de oratório Sítio Montado e a cidade de Casinhas, a comunidade vive praticamente isolada,moradores vivem da pecuária e agricultura, não temos sequer uma obra  da prefeita de Casinhas nessa comunidade.
Catolé de Casinhas e Catolé de Napoleão, Caro leitor você lembra das promessas da prefeita nas eleições de 2012? Pois é alguma delas foram cumpridas? 
Muitos os oportunistas que passaram nessa comunidade e deixaram a sua marca a promessa e abandono de uma comunidade extensa e que ficou abandonada.
Vila Nova e Bengalas, duas comunidades vizinhas, situadas na divisa com os Estados de Pernambuco e Paraíba, o leitor sabe da importância dessa comunidade para Casinhas, área territorial de grande importância, como a criação e bovinos e a agricultura. Comunidade que merece destaque pelo grande número de moradores concentrados em uma área urbana que no decorrer dos anos virou uma vila.
Mas se analisarmos a influência da Prefeitura de Casinhas em investir na infraestrutura dessa comunidade pouco se vê investimentos levados a sério em quase dois anos de gestão. Temos apenas a reforma de uma escola e um posto de saúde.
Próxima matéria enumeramos outras comunidades


Blog Casinhas Agreste
 www.casinhasagreste.com.br


 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados