Após o acidente acontecido no início de noite na PE 102, onde uma criança morreu e outras pessoas saíram feridas nesse grave acidente.
Várias viaturas SAMU de cidades vizinhas Umbuzeiro e Aroeiras, ambas na Paraíba foram deslocadas para efetuar o socorro das vítimas.
Vários internautas questionaram o atraso da SAMU Casinhas, gerando uma polêmica no assunto.
Relembre o caso:
Em Casinhas, grave acidente na PE 102 uma criança morre e várias pessoas feridas
O Blog Casinhas Agreste recebeu a nota de esclarecimento da coordenadora do SAMU Casinhas explicando os motivos do atraso.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
ASSUNTO: Acidente de trânsito no Sítio Boi, próximo a Vila Nova- Casinhas-PE, no dia 06/04/2014:
"O SAMU- USB, da cidade de Casinhas-PE, é regulado pelo número 192, pela equipe médica da Central Metropolitana de Recife – PE, onde a população liga para este número gratuitamente e como aqui a operadora telefônica é de Pernambuco DDD (81), cai diretamente na Central de Pernambuco, a qual equipe de Frota da Central Metropolitana de Recife-PE, recebe a ligação do popular, colhe todas as informações necessárias, repassando então para a equipe médica da Central, e logo após a regulação liga para a base do SAMU de Casinhas e equipe anota todos os dados (tipo de ocorrência, nº de protocolo – ID, nome de vítima, endereço e local de referência, situação que se encontra a vítima) e em seguida a equipe do SAMU de Casinhas vai até o local, prestar os primeiros atendimentos.
Em alguns locais, povoados da cidade de Casinhas, (Vila Nova, Sítio Boi e outros) a operadora telefônica é da Paraíba, DDD (83), nesta situação, quando o popular liga para o SAMU pelo número padrão 192, a ligação cai automaticamente na Central da Paraíba, onde a equipe da Paraíba irá regular para as suas cidades mais próximas do acidente.
E neste, domingo dia 06/04/2014, no sítio Boi, que fica próximo a Vila Nova ocorreu um grave acidente, com vítima fatal, e como nesta localidade o DDD é 83, quem regulou foi a Central da Paraíba (Campina Grande-PB), chamando então as ambulâncias do SAMU das cidades da Paraíba mais próximas do local do acidente, que foi o SAMU de Umbuzeiro-PB, que apresenta uma ambulância de suporte Básico e devido à gravidade das vítimas foi necessário chamar o SAMU de suporte avançado de Aroeiras-PB, que apresenta em seu quadro profissional Médico e Enfermeiro.
Portanto, o SAMU de Casinhas em nenhum momento foi acionado pela Central Metropolitana de Recife-PE, o qual regula o SAMU de Casinhas, devido a este fato em que o DDD é (83), e consequentemente caiu na Central da Paraíba.
Mas, nem por este motivo, nós não deixamos de prestar atendimento às vítimas, pois, por volta das 18:28h, recebi a ligação da Secretária de Saúde de Casinhas, Patrícia Negromonte, informando deste acidente que ficava próximo a Vila Nova, imediatamente liguei para a Base do SAMU de Casinhas, e solicitei que o SAMU se dirigisse até o local do acidente e fosse entrando em contato com a Central Recife, para repassar o fato ocorrido, porém o SAMU ao chegar no local do acidente as ambulâncias do SAMU de Umbuzeiro e Aroeira-PB, já tinha sido acionado pela central da Paraíba e já tinha realizado os primeiros atendimentos necessários, transferindo as vítimas para o hospital referência da Paraíba.
Desde já, agradecemos o atendimento do SAMU de Aroeiras-PB e Umbuzeiros-PB, pois o nosso objetivo é prestar os atendimentos pré-hospitalares as vítimas que assim necessitarem.
E o SAMU de Casinhas, está em atendimento 24h, para atender a todos os Casinhenses e as cidades circunvizinhas assim que necessitarem e a regulação Central Metropolitana de Recife-PE solicitar."
Casinhas, 07 de abril de 2014.
Confira:
Click em cima da imagem para ampliar
Nenhum comentário
Postar um comentário