Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em Casinhas,no ano de 1947 Frei Damião faz visita missionária e reúne milhares de fiéis

20.9.13

/ por casinhas agreste
Missão de Frei Damião de Bozzano a Casinhas no ano de 1947


No dia 06 de março de 1947,o Distrito de Casinhas, recebeu a visita do Missionário Capuchinho o Frei Damião de Bozzano, naquela época um pequeno Distrito ainda pertencia a cidade de Surubim.Antigamente os mascates, comerciantes passavam por esse Distrito para comercializar na feiras de Oratório e Mata Virgem. Assim narrou Humberto Veiga,O que comentar sobre Casinhas? Que é um município que foi emancipado de Surubim; que dista cerca de 131km da Capital;  se localiza no Agreste Setentrional; limita-se com os municípios de Surubim, Bom Jardim, Orobó, Vertente do Lério e com Umbuzeiro na Paraíba; que outrora foi um grande produtor de batata doce, tanto que os casinhenses eram conhecidos como os “barateiros”;que já teve indústria de beneficiamento de algodão; que fornecia matéria prima para a antiga fábrica da Torre; que antigamente(quando Vila) tinha mais estudantes universitários do que a própria cidade de Surubim; já teve filho como prefeito de Surubim;  já produziu peças de teatro aproveitando o nível cultural dos estudantes; que tem como padroeira Nossa Senhora das Dores e não São Sebastião, como muitos pensam, pelo fato da festa mais conhecida ser a do mês de janeiro, quando se festeja a festa de São Sebastião. Enfim,Casinhas sempre teve pessoas cultas e hoje pessoas que projetam bastante o nome de Casinhas, como nosso amigo Walter Borges, que já trouxe inúmeras pessoas nacionalmente conhecidas até a cidade de Casinhas. Assim ele termina a narração trazendo grandes recordações.
Frei Damião.
Nas visitas aos Municípios do Nordeste,inclusive Casinhas, o Capuchinho era aguardado por uma multidão, de acordo com as (fotos) podemos constatar o número de fiéis em plena praça pública, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos.
Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste. “As santas missões” eram um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo.
Casinhas naquela época viveu um período glorioso de sua história,um povo de fé, buscavam ouvir a palavra de Deus fielmente,a praça era pequena para tantas pessoas que vinham dos quatro cantos de Casinhas.
Frei Damião era considerado o Santo do Nordeste, Missionário Capuchinho,que através das palavras levava a esperança ao povo sertanejo.Nesse período as pessoas viveram grande período produção de produtos agrícolas,mas também enfrentaram períodos de longas estiagens e buscavam a palavra de Deus para enfrentar as grandes dificuldades.
Casinhas já passou por momentos áureo de sua história,recebeu a visita de um Homem Santo,que percorreu os quatro cantos do nordeste levando palavras de esperança e fé para os devotos do Missionário.
Muitos casinhenses que fizeram e fazem história,como a família Veiga,formada por pessoas cultas, como Manoel Veiga,homem de orgulho para o Município,muitas famílias contribuíram para a formação desse município.Além de várias famílias que merecem destaque.
Agradecimentos a família Veiga pela doação da foto

um abraço, professor  blogueiro Edmilson Arruda

Casinhas Agreste
www.casinhasagreste.com.br



Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados