Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Blog Casinhas Agreste constata devastação da seca no município de gado Bravo na Paraíba.

26.11.12

/ por casinhas agreste
Na manhã desta segunda (26), o blog Casinhas Agreste, esteve visitando a região do Cariri Paraibano mais precisamente no município de Gado Bravo,distante de Campina Grande há cerca de 55 quilômetros.Durante a reportagem, percebemos a seca e calor forte que atinge essa região,a falta de chuvas têm causado o êxodo rural e a dificuldade de sobrevivência do homem do campo.O município de Gado Bravo  está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.                          
Gado Bravo - PB
 Gado Bravo Localização
O Polígono das Secas apresenta um regime pluviométrico marcado por extrema irregularidade de chuvas, no tempo e no espaço. Nesse cenário, a escassez de água constitui um forte entrave ao desenvolvimento sócio econômico e, até mesmo, à subsistência da população. A ocorrência cíclica das secas e seus efeitos catastróficos são por demais conhecidos e remontam aos primórdios da história do Brasil.
Esse quadro de escassez poderia ser modificado em determinadas regi ões, através de uma gestão integrada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Entretanto,a carência de estudos de abrangência regional, fundamentais para a avaliação da ocorrência e da potencialidade desses recursos, reduz substancialmente as possibilidades de seu manejo, inviabilizando uma gestão eficiente. 


 Durante o período da seca, a população sofre com a falta d água,o gado sofre,a falta de pasto para os bovinos e caprinos,á situação é muito difícil, ainda conviver com um município sem abastecimento de água,conta apenas com carro pipa,sendo distribuídos em alguns pontos do município.
A falta de alimentação para o gado é um fator de grande dificuldade para o paraibano,dessa forma diminui o leite do gado,aumenta o valor da ração e dificulta criação de animais sem pastos e sem água.Observe na (foto) casa abandonada,pelas dificuldades de sobreviver numa região árida,a escassez d água e de alimentos para o gado.A estiagem têm levado inúmeros nordestinos a morar em outras regiões,o chamado êxodo rural.
Observe na imagem (foto) a vegetação escaldante,tomada pelo calor forte,até mesmo a palma que é plantada para o gado,murcha com a alta temperatura,fica aqui o apelo ao poder público Municipal, Estadual e Federal para ajudar o trabalhador rural.
 A disputa pela  água têm causado uma disputa diária.

Fotos: Edmilson Arruda.

Edição: Edmilson Arruda.
Blog Casinhas Agreste

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados