Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Bom Jardim completa 151 anos com Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Priscila Sena e Walas Arrais. Veja Programação

7.7.22

/ por casinhas agreste

Bom Jardim prestes a completar 151 anos de Emancipação Política, e para comemorar essa data tão especial, a Prefeitura Municipal e o Prefeito Janjão lançou uma programação pra lá de animada para os dias 18 e 19 de julho. No dia 18, subirá ao palco a Banda Limão com Mel, Bruno Cesar, Priscila Sena e Walas Arrais. No dia 19 de julho, data do aniversário da cidade, estarão se apresentando o cantor Sérgio Limma, Bruno Cesar, Tarcísio do Acordeon e Jonas Esticado. Os eventos acontecem no Pátio de eventos João Salvino Barbosa. 
A História  do Município é iniciada pelos mercadores e tropeiros que em Bom Jardim se abrigavam durante a transportação de algodão da Paraíba à capital pernambucana. Uma história continuada pela tradição religiosa dos devotos de Sant’Ana. Pessoas que motivaram o surgimento do povoado que virou vila e depois foi emancipado em 19 de julho de 1871.
Segundo informações, a homenagem a Bráulio de Castro e ao Grêmio Lítero Musical bonjardinense.


Histórico
Envolta em poética lenda está a fundação de Bom Jardim. O povoado desenvolveu-se no entorno de uma capela em homenagem a Santa Ana. Seus primeiros habitantes foram mercadores de algodão do sertão da Paraíba, com grande movimento de tropeiros que buscavam o algodão bruto em Campina Grande para beneficiá-lo no Recife.

A igreja matriz, em estilo toscano, foi construída por missionários capuchinhos em 1876.

Sobre o nome Bom Jardim há uma lenda, segundo a qual o primitivo proprietário das terras da região no início do século XVIII contratou um capelão para dar assistência religiosa à população local. O capelão foi habitar em uma elevação, em um lugar cheio de árvores frondosas e paus-d´arco, circundado por um riacho. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão exclamou: “Este sim é um Bom Jardim!”, a partir daí passou-se a chamar o curato do Bom Jardim.

Na época de sua criação o município de Bom Jardim tinha cerca de 2 273 quilômetros quadrados, incluindo toda a Microrregião do Alto Capibaribe, e mais da metade da Microrregião do Médio Capibaribe.

Ao longo dos anos, o município perdeu seu enorme território para a criação de 15 municípios: Surubim, João Alfredo, Macaparana, São Vicente Férrer, Machados, Taquaritinga do Norte, Orobó, Vertente do Lério, Salgadinho, Casinhas, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá e Toritama .

Cronologia municipal
29 de dezembro de 1757: é criada a freguesia do Bom Jardim.
16 de agosto de 1800: a povoação do Bom Jardim recebe os foros de Distrito.
19 de maio de 1870: lei Provincial 922 cria o município de Bom Jardim, desmembrado do território de Limoeiro. A sede é elevada à categoria de vila.
19 de julho de 1871: é instalada a Câmara de Bom Jardim, conforme comunicado através de ofício em 24 de julho do mesmo ano.
24 de maio de 1873: criação da Comarca de Bom Jardim.
4 de fevereiro de 1879: elevação da sede a categoria de cidade. O município, no entanto, só foi oficialmente constituído em 10 de julho de 1893, com base no art. 2º das disposições gerais da Lei 52 de 3 de agosto de 1892. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados