Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Ministério da Saúde libera quarta dose da vacina contra Covid-19 para maiores de 40 anos

20.6.22

/ por casinhas agreste

Até agora, o ministério havia liberado essa dose apenas para pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde. Pasta também apresentou mudanças para quem tomou Janssen no esquema primário.
Vacinas, frascos de vacina, vacina covid, vacinação, ilustrativa — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi
G1
O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira (20) a quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Segundo Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, esse novo grupo já pode procurar os postos de saúde para receber a dose.
CDC autoriza aplicação de vacina contra Covid em bebês de 6 meses nos EUA
Covid: vacinas fornecem 'altos níveis de proteção' contra doenças graves e mortes para todas as variantes, diz OMS
A recomendação é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço.
Até agora, o ministério havia liberado essa dose apenas para pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.

Maiores de 40 anos: quatro doses
12 a 39 anos: três doses
5 a 11 anos: duas doses
Sobre a inclusão da vacina contra Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações (PNI), Arnaldo Medeiros disse que ainda não há previsão.

“Cremos que a vacinação contra a Covid entrará no PNI, é uma discussão que já estamos tendo, mas precisamos de mais clareza de qual seria o público-alvo de maneira mais concreta, qual será a posologia. Os estudos continuam, a discussão com especialistas continua, mas ainda não temos definição de quando ela será incorporada dentro do PNI”, disse Medeiros.
A pasta também apresentou um balanço sobre a vacinação no país. Segundo o ministério, pessoas não vacinadas tiveram risco de ter Covid-19 grave ou ir a óbito de 6 a 9 vezes maior do que pessoas vacinadas durante os primeiros meses de 2022.
Vacinados com a Janssen
O ministério também liberou mais doses para quem tomou Janssen. As vacinas recomendadas para as doses de reforço são AstraZeneca, Pfizer ou Janssen:
18 a 39 anos: segundo reforço (terceira dose)
40 anos ou mais: terceiro reforço (quarta dose)

Nenhum comentário

Postar um comentário

DIVULGAÇÃO

 


Veja também
© Todos os Direitos Reservados