Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Chuvas devem voltar com força em Pernambuco nesta semana. Diz meteorologistas

13.6.22

/ por casinhas agreste

Frente fria que passa pela Bahia deve causar instabilidade em Pernambuco; veja a previsão do tempo da semana

A possibilidade de chuvas fortes ao longo desta semana deve deixar em alerta os moradores da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. Isso porque a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, prevê a passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia, próximo à divisa com Minas Gerais, e que deve provocar chuvas em Pernambuco.
O meteorologista Fabiano Prestrêlo explica que a frente fria tende a avançar durante a semana: "Ela não chega a entrar em Pernambuco, porém manda algumas instabilidades para cá, nebulosidades também".
Segundo o especialista, uma pequena queda nas temperaturas e mais chuvas devem ser provocadas pela massa de ar frio a partir da quarta-feira (15).
De qualquer modo, a precipitação é normal para esta época do ano, como explica Fabiano. De acordo com ele, não há previsão de chuvas que se enquadrem como alerta vermelho.
Previsão do tempo da semana em Pernambuco
Para a segunda-feira (13), a previsão é de que não haja chuvas no Estado como um todo. Na terça-feira (14), a situação muda: a previsão da agência é de chuva fraca durante a madrugada e começo da manhã no Grande Recife e Zona da Mata.
Na quarta-feira (15), como previsto pela Apac, o Grande Recife e a Zona da Mata (Sul e Norte) devem ser atingidas por chuvas moderadas. A intensidade deve aumentar durante a quinta (16) e sexta (17), com possibilidade de precipitação moderada a forte.
No Agreste, as chuvas podem ter intensidade moderada nos últimos dias úteis da semana. Já no Sertão, o nível deve ficar entre fraco e moderado nestes mesmos dias.
A chuva, se for moderada ou fraca a moderada "não chega a atrapalhar as atividades cotidianas, basta utilizar um guarda-chuva", explica o meteorologista.
"As coisas começam a complicar quando ocorrem chuvas moderadas a fortes ou fortes, que provocam alagamentos e outros transtornos", conclui Fabiano.
A Apac espera por chuvas acima da média histórica em junho de 2022. No Grande Recife, a média para o mês de junho é de 337,6 mm de precipitação.

Nevoeiro

Nevoeiro é mais comum durante a madrugada - Maurício Menezes/Divulgação
A ocorrência de nevoeiro e neblina deve aumentar nesta época do ano com as chuvas e as baixas temperaturas aliadas à umidade alta e falta de ventos.

A exemplo disso, os municípios do Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata registraram um nevoeiro nesta segunda-feira (13).

* Com informações da repórter Ana Maria Miranda, do JC Online

TV Jornal 

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados