Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Polícia Federal lança operação para desmantelar rede de corrupção que envolve juízes e advogados

20.5.22

/ por casinhas agreste

Foto: Reprodução/PolíciaFederal
A Polícia Federal lançou a Operação Skiagraphia nesta sexta-feira, 20, com o propósito de desmantelar uma rede de corrupção que possui indícios de envolvimento de juízes federais, advogados, empresários, e funcionários públicos em Fortaleza, Ceará.

Dezenove mandatos de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 90 policiais federais, seguindo ordens do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Recife, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Dourados, no Mato Grosso do Sul, são cidades envolvidas nesse mandato de apreensão.. O objetivo das buscas é obter documentos e mídias que ajudarão na investigação da polícia.

As investigações começaram em 2019, com base em informações da Procuradoria da Fazenda Nacional, e revelaram indicações de participação de magistrados, advogados e empresários devedores do  Fisco Federal em ações pendentes nos tribunais entre os anos de 2012 e 2016, resultando num prejuízo bilionário aos cofres da União.

Foram investigados fluxos financeiros suspeitos; suspeitas de ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União; vínculos suspeitos entre magistrados e advogados e falsificação documental com simulação de intimações da União. Com base na individualização de conduta e na recolha de provas, os suspeitos podem responder inquérito policial  pela prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva - artigos 317 e 333 do Código Penal; lavagem de dinheiro — artigo 1º da Lei 9.613/98; e organização criminosa — art. 2º da Lei 12.850/13, com penas de até 42 anos de prisão.. As investigações e apurações prosseguem, com uma análise do material obtido.

O nome da operação refere-se à técnica de pintura “shadow painting” ou “pintura da sombra" em português, que procura criar a ilusão de profundidade através do contraste de sombra e luz. Como resultado, os investigados fingiam estar à luz do caminho público, mas na realidade, estavam nas sombras da lei.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados