Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Grande festa marca aniversário de 91 anos de Emancipação Política de Macaparana

20.4.22

/ por casinhas agreste

Blog O repórter que Chega Primeiro

O município de Macaparana, na Mata Norte de Pernambuco, comemora na próxima quinta-feira (21), 91 anos de Emancipação Política. Para celebrar essa data tão importante, a prefeitura municipal preparou diversas ações. A programação começa logo cedo, às 06h da manhã, com o hasteamento da bandeira em frente à prefeitura, localizada na Rua Dr. Antônio Xavier.
As festividades seguem durante o dia, com a realização de uma feira multicultural, com artesanatos, agricultura e muito bolo de rolo, já que o município é famoso pela produção do alimento. No período da tarde, será realizada uma sessão solene em alusão a emancipação política, com a entrega da maior honraria da cidade: a medalha Moura Cavalcante.


Riquezas e destaques
Localizado a 120 km da capital pernambucana, Macaparana tem aproximadamente 25 mil habitantes e está a 350 metros acima do mar. Formada por engenhos e capelas históricas como as do Cruzeiro, a capela de São Francisco de Assis e a de Santa Ana, construídas na primeira metade do século XIX. Sua economia é predominante pela agricultura, no crochê, na produção de bolo e no forte comércio local.

Conhecida pela produção de Bolo de Rolo e pelo Macramê - artesanato feito por fios traçados e atado por nós sem a utilização de nenhuma ferramenta ou máquina - totalmente a mão, Macaparana também se destaca pelas suas belezas naturais. A Pedra da Goiana, do Cardoso e da Base chamam a atenção pelos paredões de granito, propícias ao rapel. Uma curiosidade é de que a Pedra da Goiana foi o local de nascimento do Ex-governador do Estado, Manoel Borba.



O município tem também, a Mata das Mascarenhas, maior reserva em biodiversidade da mata atlântica do estado, a Serra da Pintada e a Pedra do Ouro - onde existem registros de pinturas rupestres. Já o Morro da Microondas, proporciona uma visão panorâmica para toda cidade. No cenário politico, Macaparana já elegeu quatros governadores no Estado de Pernambuco, são eles: Manoel Borba, José Francisco de Melo Cavalcanti, José Francisco de Moura Cavalcanti e Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, que exerceu também a função de Ministro de Estado do Interior

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados