Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Hoje comemora o dia de São José, Padroeiro de Surubim. Assista ao vivo

19.3.22

/ por casinhas agreste
 

 Neste sábado, 19 de abril comemora o dia do Padroeiro São José, de Surubim, cidade que fica no Agreste de Pernambuco. A missa solene acontece nesse exato momento com Dom Manoel Reis. A Festa de São José é considerado o mais antigo evento religioso de Surubim. Antes de ser criada, a devoção ao santo já existia desde a época em que as terras que deram origem ao município eram apenas uma fazenda pertencente aos herdeiros de Lourenço Ramos da Costa. Os primeiros registros de homenagens a São José naquela propriedade rural, datam de 1864, quando foi construído um oratório dedicado ao santo, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava missas aos domingos. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas e em 1878 foi construída uma capela. Dez anos depois a paróquia foi fundada.

Começou na quinta-feira (10), a festa de São José, padroeiro de Surubim, que este ano tem como tema “São José: modelo genuíno de caridade e doação ao próximo”. A programação teve início com uma celebração eucarística às 7h. Logo mais às 18h, acontecerá a tradicional Procissão da Bandeira, saindo da residência dos familiares do Sr. José Virtuoso da Silva, conhecido por “Zé de Rita” (já falecido) localizada na Avenida Dr. Jerônimo Miranda de Melo, 53, próximo ao Banco do Nordeste. O cortejo percorrerá algumas ruas da cidade e seguirá em direção à Igreja Matriz. Durante os demais dias do novenário haverá a celebração eucarística às 7h e às 19h, a novena.

No sábado 19, dia do padroeiro e feriado municipal, às 10h será celebrada a Solene Concelebração Eucarística presidida por Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo Emérito de Petrolina.  Já às 16h, acontecerá a Celebração Eucarística presidida por Dom Francisco Lucena, Bispo Diocesano de Nazaré e em seguida a procissão com a imagem de São José.

Além dos eventos religiosos, outras atividades fazem parte da programação da festa, como uma cavalgada, no domingo (13). Neste dia, a imagem do padroeiro sairá em carreata às 16h, da frente da capela da comunidade de Lério de Cima, na zona rural, com destino ao parque de vaquejada Mandurí Parque Show, na localidade de Lagoa do Choro, onde acontecerá uma benção e terá início a cavalgada. O encerramento está previsto para ocorrer às 18h, em frente à Matriz de São José, com a benção dos cavalos, cavaleiros e amazonas.

Já no domingo 20, será realizado um festival de prêmios, na Rua João Batista com a seguinte premiação: um forno elétrico, uma TV Smart de 39′, um garrote, uma moto Pop 100 e a R$ 9.500,00 em dinheiro. Os recursos arrecadados serão investidos na reforma da Matriz.

As cartelas podem ser adquiridas por R$ 10 na secretaria da paróquia, na frente da igreja após as missas, com os coordenadores de pastorais ou até mesmo online através do WhatsApp 9-9504-5100.


Nenhum comentário

Postar um comentário

DIVULGAÇÃO

 


Veja também
© Todos os Direitos Reservados