Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

PERNAMBUCO: Surto de fungo: Anvisa confirma Candida auris no Hospital da Restauração

12.1.22

/ por casinhas agreste

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou, nesta terça-feira (11), o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. 

O mais novo caso foi registrado no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife.

A identificação foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz – Lacen/BA.   

“O laboratório realizou as análises utilizando o Maldi-Tof (Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization Time-of-Light), um método que usa ionização para diagnosticar, de maneira rápida e eficaz, as proteínas de uma bactéria ou fungo”, comunicou a Anvisa. 

Ainda de acordo com a agência, há outro caso suspeito, que está em investigação laboratorial. 

Desde a identificação do caso suspeito, segundo a Anvisa, o hospital estabeleceu as medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.  

Também segundo a Anvisa informou, a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco foi notificada a respeito do caso suspeito, realizou visita técnica ao hospital e está prestando orientações, monitorando o surto e apoiando as ações de prevenção e controle de infecção.  

A investigação epidemiológica será conduzida pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e pelo EpiSUS (Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS).  

Os laboratórios de referência (Lacens de Pernambuco e da Bahia) apoiam as análises das amostras enviadas pelo laboratório do hospital.  

O Lemi da EPM/Unifesp se prepara para o sequenciamento dos isolados.

Uma força-tarefa foi formada para vigilância, monitoramento, prevenção e controle. O grupo é formado pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), pela Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras), pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) – Nacional, Pernambuco e Recife, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Pernambuco, pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGLAB/SVS/MS), pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), pelo Laboratório Especial de Micologia (Lemi) da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), por especialistas em prevenção e controle de infecção e micoses sistêmicas e pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), que integra a Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados