Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

VACINAÇÃO:Governo de Pernambuco libera vacinação contra Covid para adolescentes entre 12 e 17 anos de vários grupos

18.8.21

/ por casinhas agreste

Governo de Pernambuco libera vacinação contra Covid para adolescentes entre 12 e 17 anos de vários grupos
Estado informou, nesta terça (17), que serão imunizadas pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, além de jovens em unidades para infratores, grávidas e puérperas.
 G1 PE
Secretária de Saúde anuncia vacinação para outros grupos de adolescentes em Pernambuco
O governo de Pernambuco liberou, nesta terça (17), a vacinação contra Covid-19 para adolescentes com deficiências permanentes, doenças pré-existentes e jovens que estão em instituições para infratores. Também serão contempladas grávidas e mulheres no período de um ano após o parto. Esse público beneficiado têm entre 12 e 17 anos (veja vídeo acima).

Veja a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria
Confira os números da pandemia em cada cidade
Saiba como ser vacinado contra Covid no Grande Recife
De acordo com o estado, essa decisão foi tomada pela câmara técnica da Comissão Intergestora Bipartite. O informe deve ser publicado na edição de quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A medida segue a determinação da Lei Federal 14.190 de 29 de julho de 2021, que incluiu essa população como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Por meio de nota, o governo informou que as primeiras doses para esse público fazem parte do lote da Pfizer/BioNtech, que chegou ao estado na segunda-feira (16).

Estado liberou vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos de vários grupos — Foto: Reprodução/TV Globo


O calendário de agendamento da imunização desses grupos depende de cada município, segundo o governo. As prefeituras deverão levar em conta a quantidade de doses em estoque.

Segundo a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, os demais adolescentes serão beneficiados com a imunização “de maneira gradativa” e de acordo com as próximas pautas do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que os municípios devem organizar a vacinação por meio de cadastramento prévio desse público.

Municípios
Na sexta (13), o Recife anunciou a abertura do cadastramento para vacinação contra a Covid para pessoas a partir dos dois anos de idade.

Segundo a administração municipal, com as inscrições, será possível planejar as etapas de imunização de crianças e adolescentes.

Nesta terça, a prefeitura de Olinda ampliou a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades que fazem parte do plano nacional. O agendamento para o novo grupo começou nesta terça-feira e deve ser feito pelo site da prefeitura.

Também nesta terça, Itapissuma, no Grande Recife, anunciou a abertura de vacinação contra Covid-19 para adolescentes, a partir de 12 anos, com doenças pré-existentes. Segundo a prefeitura, a imunização também beneficiará grávidas e mulheres no período pós-parto (puérperas), com a mesma faixa etária.

Por meio de nota, a prefeitura informou que os integrantes desses novos grupos devem procurar os postos de saúde mais perto de casa, a partir da quarta-feira (18). A imunização ocorre em Unidades de Saúde da Família, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Comorbidades
São consideradas integrantes de grupos de comorbidades as pessoas que tenham alguma das seguintes condições:

Imunossuprimidos e transplantados;
Síndrome de Down;
Pessoas vivendo com HIV;
Doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
Obesidade mórbida;
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndromes coronariana;
Valvopatias;
Miocardiopatias e peri cardiopatias;
Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênita no adulto;
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
Doença cerebrovascular;
Doença renal crônica estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica;
Anemia Falciforme;
Cirrose hepática;
Pessoas com deficiência permanente.

Covid em Pernambuco
Mais 584 casos e 15 óbitos provocados pela Covid-19 foram confirmados em Pernambuco nesta terça-feira (17). Com isso, desde março de 2020, quando houve os primeiros registros da doença, o estado totalizou 601.076 infectados e 19.188 mortos por causa do novo coronavírus.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados