Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco mobiliza municípios para aplicação da segunda dose da CoronaVac em atraso

19.6.21

/ por casinhas agreste

Governo do Estado orienta gestores das cidades a convocar a população com o esquema vacinal ainda incompleto neste final de semana
 Portal Folha de Pernambuco
Foto: Miva Filho/SES-PE

Com a chegada de 65 mil doses da CoronaVac nesta sexta-feira (18), Pernambuco irá mobilizar, neste final de semana, 73 municípios que irão receber a remessa para aplicação da segunda dose em atraso. 

Cidades com pessoas ainda a vacinar com o imunizante produzido pelo Butantan também foram orientadas a mobilizar as suas equipes, segundo o Governo do Estado.

O governo informou que pretende zerar, nos próximos dias, o número de pessoas que aguardam pela segunda dose da CoronaVac. 

A cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, pretende zerar a fila daqueles que esperam a segunda dose da CoronaVac com a chegada de 4.966 doses. O município convoca os moradores para receber a vacina no sábado (19) e domingo (20).

A orientação do Governo do Estado é também convocar aqueles que ainda não tomaram a segunda dose da vacina da Astrazeneca/Fiocruz no tempo preconizado de três meses após a primeira aplicação.

Além da CoronaVac, Pernambuco recebeu 97.110 doses da vacina da Pfizer nesta sexta-feira, totalizando mais de 162 mil vacinas nesta sexta-feira. Agora, o Estado soma mais de 4,6 milhões de doses recebidas desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus.

O repasse da CoronaVac aos municípios e a mobilização foram acertados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE).

“O Programa Estadual de Imunização recebeu as novas doses e já acionou o esquema logístico para levar o insumo a todas as regiões do Estado, como vem sendo feito desde o início da campanha. Não tenho dúvidas de que essa experiência terá um importante reflexo nas atividades que serão desenvolvidas ao longo deste sábado e domingo”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o objetivo é que a vacina chegue o mais rápido possível ao respectivo gestor municipal e, consequentemente, ao braço da população. 

“Nessa remessa, temos um desejo a mais de dar celeridade ao processo para que todos aqueles que estão com a segunda dose da CoronaVac em atraso possam finalizar o esquema vacinal, de preferência ainda neste final de semana. Contamos com o empenho de todas as cidades para que sejam realizadas mobilizações para isso”, observou.

O secretário ainda convocou a população a aderir às ações, verificando nos canais oficiais do seu município a data, horário, local e outros detalhes de como será a mobilização. 

“A vacina salva vidas e tem reduzido as internações e óbitos em Pernambuco. Mas, para garantir essa proteção, é essencial completar o esquema vacinal com as duas doses. Por isso, aproveite o grande esforço concentrado deste final de semana para garantir a sua proteção. Não deixe de tomar a segunda dose. As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas”, reforçou Longo.

Total de vacinas
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro, Pernambuco recebeu 4.682.210 doses de vacinas. 

Desse total, 2.319.920 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.024.160 da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses são da Pfizer//BioNTech.

Os dados do Painel de Acompanhamento Vacinal do Estado mostram que foram aplicadas, até quinta-feira (17) um total de 3.694.704 doses.

A cobertura da primeira dose indica 27,8% da população pernambucana vacinada, com 2.676.186 doses. Já a da segunda, o que garante o esquema vacinal completo, mostra 10,6%, com 1.018.522 doses.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados