Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Recife lança Auxílio Municipal Emergencial (AME) para o enfrentamento da pandemia do covid-19 na cidade

18.3.21

/ por casinhas agreste

(Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou por meio de transmissão ao vivo nas plataformas da Prefeitura do Recife, na manhã desta quinta-feira, o Auxílio Municipal Emergencial (AME), nova ação para o enfrentamento da pandemia de covid-19 na cidade. O projeto será para 120 mil pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza cadastradas no CadÚnico.

Para João Campos, é preciso saber priorizar. "Ninguém vai saber fazer tudo sempre, mas aquilo que é prioritário deve ser feito. Quando a gente pega o recorte do CadÚnico, o recorte do Bolsa Família, que é um programa muito bem consolidado, hoje, na cidade do Recife existem mais de 17 mil famílias na fila de espera. Estão há mais de três meses sem receber transferência de renda", disse João Campos. “Este público é extremamente necessitado neste momento”, destacou.


Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife, o auxílio será concedido a dois grupos. O primeiro é formado por 17.176 famílias da chamada “fila” do Bolsa Família. São aquelas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que atendem aos critérios para receber o benefício, mas estão desassistidas pelo Governo Federal. "Dessas, cerca de cinco mil sequer receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal ao longo de 2020, para esse grupo, a Prefeitura destinará duas parcelas, em abril e maio, no valor de R$ 150 cada".

Já no segundo grupo a ser atendido pela gestão estão 12.451 famílias que recebem atualmente o Bolsa Família e possuem filhos com idades entre 0 e 3 anos. "Para esses, o auxílio será no valor de R$ 50 mensais, também nos meses de abril e maio", explicou a Prefeitura em nota enviada à imprensa. "As pessoas que atendem aos critérios para receber o AME Recife serão procurada pelas equipes da Assistência Social da Prefeitura do Recife", pontuou.

"A prefeitura garante a proteção social às pessoas mais vulneráveis da Cidade. Sabemos a importância de chegar junto dessas pessoas, que precisam de atenção especial do Poder Público", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, que também estava presente no anúncio.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, também participou do encontro, e para ela, hoje há uma necessidade de cuidado extremo. "O tempo ainda é de cuidados, está mais próximo do que longe. Vamos ser otimistas, acreditar acima de tudo. E diante desse cuidado, a gente vem apresentar o 'AME', que vem do ato amar mesmo. É uma decisão de amor e de cuidado", disse.

“Da atenção básica, até a alta complexidade, a prefeitura do Recife está preparada e está em constante expansão da rede para garantir a proteção dos recifenses”, disse o prefeito, concluindo que tem a certeza que traz "uma opção com coerência, com a decisão que foca em quem mais precisa, e eu tenho certeza que esta ação que aqui está sendo tomada, vai poder beneficiar quem mais está precisando na nossa cidade”, finalizou João Campos.

Na transmissão, Campos também contou que projeto do auxílio ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Vereadores do Recife, porém, o prefeito disse acreditar que os vereadores vão confirmar o auxílio. O encontro para divulgar o anúncio foi realizado no edifício sede da Prefeitura do Recife, no auditório Capiba.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados