Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Em Surubim, bezerro nasce com duas faces; especialista diz que condição é rara

8.3.21

/ por casinhas agreste

Pesquisador do Laboratório de Diagnóstico Animal, da UFRPE, explicou o que é a malformação.
G1 Caruaru
Um bezerro nasceu com duas faces na zona rural de Surubim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com especialistas, a malformação é chama de duplicação craniofacial. Nesta segunda-feira (8), a equipe do Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi até o local para orientar os proprietários nos cuidados com o bezerro.

O animal nasceu na quinta (4) e atualmente está sendo amamentado com a ajuda de uma mamadeira, conforme informou o LDA. Ao que tudo indica, segundo o professor e coordenador do laboratório, Fábio Mendonça, "o bezerro nasceu com uma alteração rara em bovinos chamada diprosopia. Trata-se de um grupo de malformações que é considerada uma variante incomum de gêmeos siameses".

"A incidência da diprosopia é menor nos bovinos em relação às outras espécies domésticas. Nos equinos e no homem, monstros duplos e gêmeos idênticos são extremamente incomuns. Enquanto nos ovinos, suínos, cães e gatos a condição não é rara de ser encontrada", disse o professor.

De acordo com Fábio Mendonça, "a causa de monstruosidades pode ser atribuída a defeitos nos genes das células germinativas ou a influências ambientais que agem no desenvolvimento do feto e a hereditariedade encontra-se frequentemente relacionada".

Caso seja confirmado o diagnóstico de duplicação craniofacial, o professor informou que o animal tende a ter um período de vida curto. "O animal está bem por enquanto. Mas não há garantia que irá sobreviver muito tempo", disse.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados