Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

URGENTE: Carpina e Trancunhaém suspendem aulas e coloca restrições para o comércio e igreja. Buenos Aires limita funcionamento de bares e estuda suspender aulas

22.2.21

/ por casinhas agreste

Carpina e Tracunhaém impõem restrições para comércio e igrejas e suspendem aulas por causa da Covid
Decretos foram publicados nesta segunda (22), pelas prefeitura da cidades, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em Buenos Aires, na mesma região, administração municipal limitou horário de lojas.
 G1 PE

Duas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco publicaram decretos, nesta segunda (22), para controlar a circulação de pessoas e evitar a disseminação do novo coronavírus. As prefeituras de Carpina e Tracunhaém proibiram aulas nas escolas, restringiram o funcionamento de bares e restaurantes e limitaram o número de fiéis em igrejas.
A publicação dos decretos nos municípios ocorreu no dia em que Nazaré da Mata, na mesma região, suspendeu as aulas nas redes pública estadual e privada, por 45 dias. Na quarta (17), a prefeitura editou um decreto com restrições para o comércio e templos religiosos (veja vídeo abaixo).

De acordo com a prefeitura de Carpina, as aulas nas redes municipal e privada foram suspensas desde esta segunda e não deverão ser retomadas nos próximos 90 dias. As atividades esportivas em quadras, ginásios e campos de futebol também foram vetadas.

O decreto 008/21 determinou que os bares, restaurantes e lanchonetes devem fechar às 20h, nos dias de semana. Aos sábados, domingos e feriados, a abertura é autorizada até 18h.

A norma publicada pela administração municipal atinge os serviços de entrega de alimentos. O “delivery” só pode funcionar até 22h. Quem descumprir as medidas, informou a prefeitura, terá a licença de funcionamento cassada e as atividades serão paralisadas.

O comércio do Centro deve funcionar das 7h às 18h, nos dias de semana. Aos sábados, as lojas poderão abrir das 6h às 18h.

O decreto também altera os serviços nas feiras em áreas públicas. “Fica proibida a colocação de bancos às margens da PE-90”, disse a norma.

No Centro, a colocação dos bancos será autorizada a partir das 18h da quinta-feira (25). As atividades só podem seguir até as 17h de sábado. Fica proibida, ainda, a colocação de mercadorias sobre lonas no chão.

Ainda de acordo com a determinação, foram suspensas as festividades em homenagem a São José, padroeiro da cidade. A festa ocorreria entre os dias 10 e 19 de março de 2021. Também foram vetadas as festas e solenidades em casas especializadas na cidade.

O uso de máscaras se tornou obrigatório, conforme o decreto. Nas igrejas, as atividades estão autorizadas, desde que cumpridas as seguintes regras: limite de público de 30% da capacidade, oferta de álcool em gel ou líquido a 70%, além de distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Em Carpina, cidade distante 55 quilômetros do Recife e com 85 mil habitantes, foram confirmados, desde março de 2020, 1.483 casos do novo coronavírus.

No mesmo período, houve 72 mortes, segundo o Instituto para redução de Riscos e desastres de Pernambuco (IRRD).

Tracunhaém

Em Tracunhaém, o decreto 11/2021 determinou a suspensão das aulas nas redes públicas municipal e privada. A prefeitura também proibiu atividades esportivas em áreas públicas.

Os bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar com a metade da capacidade. Mesmo assim, precisam cumprir o distanciamento de 1,5 metro.

Esses estabelecimentos que comercializam alimentos só poderão funcionar até as 19h, assim como os serviços de “delivery”.

Os templos religiosos devem limitar o número de fiéis a 30% da capacidade. Essa quantidade não pode ser maior do que 300 pessoas.

Na cidade, que tem cerca de 15 mil habitantes, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão autorizadas a fazer a fiscalização e levar para a delegacia quem descumprir o decreto.

Distante 48 quilômetros do Recife, a cidade totalizou, até esta segunda (22), 85 casos do novo coronavírus e 21 mortes, segundo a prefeitura.

De acordo com a secretária de Saúde de Tracunhaém, Edylaine Soares, o decreto foi elaborado a partir do aumento do número de casos de Covid-19. “Nos últimos dez dias, tivemos 26 novas confirmações”, afirmou.

Segundo ela, foi necessário adotar as medidas em Tracunhaém por causa da ligação com Nazaré da Mata e Carpina, duas cidades que também editaram normas com limites de circulação de pessoas.

“Tivemos janeiro com as aglomerações e festa de fim de ano. As pessoas ficaram sem respeitar as regras. Por isso, estamos com esses casos desse jeito numa cidade que tem poucos habitantes”, afirmou.

Buenos Aires
Com 13 mil habitantes, Buenos Aires, na mesma região, a prefeitura editou um decreto para limitar o horário de bares e restaurantes. Os estabelecimentos podem funcionar até as 20h.

As igrejas devem limitar o público a 30% da capacidade. Na feira, o espaço entre os bancos deve ser de dois metros, segundo a prefeitura.

"Amanhã [dia 23], vamos discutir com a procuradoria municipal a possibilidade de também suspender as aulas nas redes pública e privada", afirmou o prefeito, Fabinho Queiroz (PSD).

Ainda segundo o prefeito, desde o início da pandemia, Buenos Aires registrou 12 mortes. De acordo com o IRRD, foram confirmados, até agora, 86 casos da Covis-19 na cidade.

Covid-19 em Pernambuco
Com a confirmação de mais 689 casos e de 14 óbitos por Covid-19 nesta segunda-feira (22), Pernambuco passou a totalizar 291.189 pacientes confirmados e 10.863 pessoas que faleceram após a infecção pelo novo coronavírus. A contabilização teve início em março de 2020.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados