Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Especialistas dizem que variante brasileira tem potencial de reinfectar quem já teve Covid

30.1.21

/ por casinhas agreste

Nova variante já está em oito países. Cinco estados brasileiros estudam casos suspeitos; Amazonas e São Paulo já confirmaram a reinfecção pela mutação.
G1

Especialistas que acompanham a evolução do novo coronavírus afirmam que a variante chamada de P.1, identificada em Manaus no começo do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid-19. Entretanto, a análise exige cautela e os pesquisadores aguardam estudos conclusivos.

A imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical-USP, participou de um artigo internacional sobre o "ressurgimento" da Covid-19 em Manaus, publicado na revista científica "The Lancet".

Uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. O artigo já relata que houve ao menos um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1.
“Já temos um caso descrito, mas ainda não sabemos com que frequência isso pode acontecer", diz Ester Sabino.
No país, além de Manaus, o estado de São Paulo confirmou mais três casos dessa nova variante. Cinco estados estudam casos suspeitos: Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul.


Mellanie Fontes-Dutra, idealizadora da Rede Análise Covid-19, doutora em neurociências e pesquisadora pós-doc em bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que a variante P.1 pode ser a responsável pelos casos de reinfecção.

“Um dos motivos é que são variantes diferentes. A imunidade que você tem da cepa original pode não abranger essa segunda.” - Mellanie Fontes-Dutra, pesquisadora da Rede Análise Covid-19


Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também
© Todos os Direitos Reservados