Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Chega ao Recife avião com o primeiro lote de doses da vacina contra a Covid-19

18.1.21

/ por casinhas agreste

Na primeira etapa, Pernambuco recebeu 270 mil doses da Coronavac. A expectativa do governo era começar a campanha de vacinação ainda nesta segunda (18), horas após o pouso da aeronave.
 G1 PE

Avião com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chega ao Recife.
O primeiro lote da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19, já está no Recife. O avião com as 270 mil unidades do imunizante pousou na capital pernambucana, na noite desta segunda (18). Elas serão aplicadas, em duas doses, em 129 mil pessoas de grupos prioritários (veja vídeo acima).


A vacina chegou num Boeing 767 operado pela companhia aérea Latam, que transporta carga e passageiros. O avião saiu às 16h22 de Guarulhos, na Grande São Paulo, e pousou na capital pernambucana às 19h29.

Avião com vacinas chegou ao Recife na noite desta segunda (18) — Foto: Pedro Alves/G1


O lote, depois de liberado no aeroporto, seguiu para a sede do Plano Nacional de Imunização em Pernambuco, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O transporte foi acompanhado pela Policia Federal (PF).



No local, as doses serão catalogadas, contabilizadas e separadas para serem enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco.


A previsão é de que as doses cheguem a todas as Geres em até 24 horas é que, assim, todos os municípios possam buscar as vacinas que lhe cabem.

Pernambuco recebe, na primeira remessa, 270 mil doses de vacina contra a Covid-19 — Foto: Latam/Divulgação


A primeira pessoa a ser vacinada, em Pernambuco, deve ser um profissional de saúde do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.


A unidade é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos, suspeitos e confirmados, de coronavírus do estado.



O governo informou que as doses direcionadas a profissionais de saúde na ponta do tratamento da Covid-19 poderiam ser aplicadas durante diferentes turnos, nas unidades que funcionam com emergência 24 horas, por exemplo.


Durante todo o dia, o governo se reuniu com representantes dos municípios para definir a quantidade de vacinas enviadas a cada um deles é o esquema a ser utilizado em cada localidade.

Vacinas embarcam para o Recife, em voo da Latam, que também transportou passageiros — Foto: Latam/Divulgação




Vacinação no Recife




O Centro Médico Ermírio de Morais, na Avenida 17 de Agosto, vai funcionar como unidade de distribuição da CoronaVac no Recife. "O que vai determinar o ritmo da vacinação vai ser a chegada das vacinas, o envio das vacinas por parte do Ministério", afirmou o secretário de Planejamento do município, Felipe Matos.



A capital pernambucana deve receber 67 mil doses do imunizante nessa primeira etapa. Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, 13 equipes volantes serão responsáveis por vacinar o público prioritário. "À medida que as vacinas forem chegando ao Recife, vamos expandindo", explicou.


O prefeito João Campos (PSB) disse que as equipes volantes começam o trabalho de vacinação na terça-feira (19). "A partir de amanhã começam as 13 equipes volantes da Secretaria de Saúde, andando nos hospitais e nas emergências, coordenando a vacinação dos profissionais de saúde. Hoje é um dia que a gente celebra mais uma vez a vida e a ciência", declarou.


"A primeira vacina de Pernambuco será no Recife, no Hospital Oswaldo Cruz, com os trabalhadores da saúde que, desde o início da pandemia, estão ajudando a salvar vidas e, com muita coragem, estão na linha de frente desta pandemia. Ainda hoje o governador Paulo Câmara vai participar desse momento, e a primeira vacina será aplicada no Recife", afirmou o prefeito.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados