Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Pernambuco abre inscrições para mais de 8 mil vagas em escolas técnicas e anuncia seis novos cursos gratuitos e mais quatro unidades

4.11.20

/ por casinhas agreste

Inscrições começam na quinta (5) e terminam no dia 16 de novembro. Segundo o estado, cadastramento deve ser feito pela internet.
Por Pedro Alves, G1 PE



Pernambuco anunciou, nesta quarta (4), a abertura de inscrições para 8.445 vagas em cursos técnicos em escolas estaduais, entre a quinta (5) e 16 de novembro, pela internet. O governo também anunciou a criação de quatro novas escolas técnicas, totalizando 50 unidades desse tipo, e a implantação de seis novos cursos, oferecidos de forma gratuita na rede pública.

As informações foram repassadas durante um pronunciamento transmitido pela internet. Segundo o cronograma, as provas serão feitas pela internet, entre os dias 17 e 27 de novembro.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, por causa da pandemia do novo coronavírus, os estudantes poderão se submeter aos testes da própria casa.

"Nós já aplicávamos provas virtuais, mas elas eram feitas nas nossas escolas. Com o contexto de pandemia, agora, nosso time trabalhou bastante para colocar em prática esse mecanismo", declarou o secretário. Ao Pernambuco tem mais de 62 mil estudantes matriculados em diversas modalidades de ensino técnico.

Segundo o anúncio, há vagas para cursos técnicos em 37 cidades, em 26 cursos (confira a lista no fim da reportagem). As provas serão aplicadas conforme agendamento feito no momento da inscrição. Podem participar candidatos que terão concluído o ensino fundamental até janeiro de 2021. O cadastramento é gratuito.


Novas escolas
Em 2021, passam a funcionar quatro novas escolas técnicas. Três delas são Escolas de Referência em Ensino Médio que serão transformadas em técnicas pelo governo.

A quarta é a Escola Técnica Chico Science, no bairro de Rio Doce, em Olinda. A construção dela está em fase de finalização, de acordo com o governo. A unidade vai oferecer o curso de nutrição e dietética e, pela primeira vez na rede estadual, também terá o curso técnico de farmácia.

No bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, a nova ETE Ginásio Pernambucano vai oferecer o curso técnico em desenvolvimento de sistemas e o de multimídia, ambos na área de tecnologia da informação.

A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, Zona Norte do Recife, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da rede estadual. Serão oferecidos os cursos de teatro e de artes visuais.

"Essa é uma escola de referência que está sendo transformada numa escola técnica. Ela foi escolhida não somente pela boa estrutura, mas, especialmente, por estar numa região de forte presença cultural, próxima aos bairros a Bomba do Hemetério e Água Fria", disse Fred Amancio.

Na área da imagem e do som, a ETE Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, no Agreste, vai oferecer, também pela primeira vez na rede estadual, os cursos de produção de áudio e vídeo e o de rádio, TV e internet.

Outras novidades são a oferta do curso de eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, no Agreste, e o novo curso de sistemas de energia renovável, na ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no Sertão. As duas oportunidades foram formuladas em parceria com indústrias que se instalaram em Pernambuco.

"Montamos, desde 2007, a estratégia de manter uma política que envolvesse a gestão e a ampliação das escolas de tempo integral, para chegar à quantidade de alunos que quisessem ter condições de estudar", afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Cursos disponíveis
Administração
Agroecologia
Agropecuária
Artes visuais
Comunicação visual
Desenvolvimento de sistemas
Design de interiores
Edificações
Eletrotécnica
Eventos
Farmácia (novo curso)
Guia de turismo
Logística
Marketing
Mecânica
Mecatrônica
Meio ambiente
Multimídia
Nutrição e dietética (novo curso)
Produção de áudio e vídeo (novo curso)
Programação de jogos digitais
Publicidade
Rádio, TV e internet (novo curso)
Redes de computadores
Sistemas de energia renovável (novo curso)
Teatro (novo curso)

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados