Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio

29.11.20

/ por casinhas agreste

Eleito, Paes diz que foi 'vitória da política' e cita pandemia como 1º desafio como prefeito do Rio
Candidato do DEM ganhou com 64% votos do concorrente, Crivella, que tentava a reeleição, e criticou o radicalismo no cenário político. 'Certamente não fez bem a nenhum de nós', disse.
 Nicolás Satriano, G1 Rio
Em seu primeiro discurso como prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) celebrou o que chamou de "vitória da política" contra a radicalização e disse que a pandemia será o primeiro desafio em seu terceiro mandato na Prefeitura do Rio -- governou antes entre 2009 e o fim de 2016.

"A primeira mensagem que eu queria passar é de agradecimento, aos cariocas que foram às urnas e acreditaram nas nossas propostas (...) Queria também celebrar aqui uma vitória da política. Nós passamos os últimos anos radicalizando a política brasileira. O resultado desse radicalismo certamente não fez bem a nenhum de nós cariocas, não fez bem a nenhum de nós brasileiros."
Como foi o tom das campanhas de ambos, Paes voltou a atacar Crivella:

"Nesse momento, os cariocas não disseram apenas sim às nossas propostas. Quero anunciar que o Rio está livre do pior governo da sua história. Hoje vocês estão livres a confirmar novamente a cidade da diversidade. O Rio vai voltar a dar certo. Com muita esperança. Eu tenho muita convicção que essa vitória de hoje é muito importante."

Resultados
Com 97,86% das urnas apuradas, às 19h15, Paes somava 1.599.092 votos, ou 64,14% dos válidos, derrotando o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), que tinha 894.189 votos (35,86%). Crivella tinha o apoio do presidente Jair Bolsolnaro (sem partido).


Brancos (5,02%) e nulos (13,73%) somavam 575.326 votos. Houve ainda 1.685.459 abstenções (35,45%). Somados brancos, nulos e abstenções, chegava-se a 2.260.785 “não votos”, mais do que o obtido por Paes e por Crivella separadamente e quase a metade do eleitorado.

Paes venceu em todas as zonas eleitorais do Rio. Em número de votos, ficou atrás penas das abstenções, que bateram recorde: quase 1.7 milhão.

O vice-prefeito eleito é Nilton Caldeira, um dos fundadores do Partido Liberal (PL).

Primeiras medidas na segunda-feira
Paes celebrou a vitória em entrevista ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia — Foto: Reprodução
Paes celebrou a vitória em entrevista ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia — Foto: Reprodução

Questionado sobre suas primeiras medidas como prefeito, Paes disse que começará os trabalhos já na segunda-feira (29).

"Nós vamos deixar essas medidas pra amanhã. Não há dúvidas de que é um tempo mais exíguo. Eu espero contar com o apoio e gentileza do prefeito Marcelo Crivella. Não tenho dúvida que o primeiro desafio está na saúde, na pandemia."
"Eu quero dizer para todos que nos assistem que estou mais maduro, mais preparado. E que a partir de hoje a gente vai fazer o Rio dar certo."

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados