Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

São João 2020 de Caruaru não será realizado no formato tradicional e prefeita diz: 'Não temos solução pronta'

9.5.20

/ por casinhas agreste
Raquel Lyra (PSDB) falou sobre os festejos juninos nesta sexta-feira (8). Há a possibilidade de o evento ser realizado de forma online, mas novo formato ainda está sendo discutido.
Por Joalline Nascimento e Laís Milena*, G1 Caruaru

O formato tradicional do São João 2020 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não será realizado. A informação foi divulgada pela prefeita Raquel Lyra (PSDB) em uma coletiva transmitida via internet nesta sexta-feira (8). "Não temos uma solução pronta", disse a gestora municipal com relação a um novo formato do festejo no mês de junho. A não realização da festa nas ruas visa evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus.
"O Tribunal de Contas e o Ministério Público vedam qualquer tipo de contratação para festejos na cidade", destacou a prefeita. Como alternativa, está sendo abordada a possibilidade de fazer um evento que valorize a cultura local com transmissão online, em um novo modelo que ainda está sendo discutido.

A prefeita também falou da possibilidade de criar um segmento específico para a comercialização da comida típica junina, através da plataforma Delivery Caruaru, permitindo que a economia junina seja movimentada de alguma forma.
Também na coletiva, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rubens Júnior, ressaltou a importância do isolamento social. "Não podemos contratar nenhum artista. O São João esse ano volta para dentro de casa, com as famílias", disse. Ele ainda destacou que, através da plataforma Transforma Caruaru, estão sendo distribuídas cestas básicas para os artistas locais que estão passando por dificuldades durante este período de pandemia.

Em 2019, a prefeitura havia confirmado Zé Neto e Cristiano, Alok, Marília Mendonça, Xand Avião, Léo Santana e Elba Ramalho na festa. Durante o carnaval deste ano, a prefeita Raquel Lyra informou que Wesley Safadão e Gusttavo Lima também vão fazer parte da programação do São João 2020. Os artistas fariam shows nos dias 5 e 24 de junho, respectivamente.

Balanço de 2019
Durante os mais de 30 dias de festa do ciclo junino de Caruaru, em 2019, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pelo município, segundo dados do Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) municipal, que conta com o apoio dos órgãos de segurança.

Durante o ciclo, que teve início no dia 18 de maio, 815 apresentações artísticas e mais de 500 artistas contratados se apresentaram nos 24 polos do festejo. No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga passaram nomes como Alceu Valença, Zé Neto e Cristiano, Azulão, Alok, Fagner, Bell Marques e Elba Ramalho.


Zé Neto e Cristiano se apresentaram pela primeira vez no São João de Caruaru em 2019 — Foto: Joalline Nascimento/G1Zé Neto e Cristiano se apresentaram pela primeira vez no São João de Caruaru em 2019 — Foto: Joalline Nascimento/G1
Zé Neto e Cristiano se apresentaram pela primeira vez no São João de Caruaru em 2019 — Foto: Joalline Nascimento/G1

Primeiro caso em Caruaru
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de coronavírus em Caruaru em março deste ano. De acordo com a prefeitura, a paciente é uma mulher de 34 anos, que viajou para o exterior. Até esta sexta, a gestão municipal confirmou 89 casos da doença no município.

*Sob supervisão de Joalline Nascimento

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados