Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Governo de Pernambuco anuncia ações para ajudar moradores de rua durante pandemia do novo coronavírus

27.3.20

/ por casinhas agreste
Contribuições voluntárias podem ser efetuadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas e têm como objetivo ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade.
G1 PE
O governo de Pernambuco lançou, nesta quinta (26), ações para atender moradores de rua, durante a pandemia do novo coronavírus. A campanha Pernambuco Solidário prevê a liberação de R$ 1,4 milhão para 184 municípios e Fernando de Noronha. O dinheiro será direcionado para o apoio ao público em condições de vulnerabilidade social. Também foi criada uma campanha para arrecadar donativos.
Também serão implantados no estado, segundo o governo, pontos de cuidado com estrutura para beneficiar, por dia, 360 pessoas em situação de rua, de acordo com o estado.

As ações ocorrerão em todos os dias da semana, nos três turnos: manhã, tarde e noite. Esses espaços ficarão no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Na capital, o ponto de cuidado ficará no Armazém 14, perto do Marco Zero, no Centro. Nas demais cidades, na Região Metropolitana, os locais ainda estão em fase de definição.

Esses locais terão espaços para a população em situação de rua tomar banho, lavar roupas e receber kits de alimentação e de higiene. Também haverá panfletos com informações sobre a prevenção ao coronavírus.


De acordo com o governo, as ações serão coordenadas pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD).

O estado informou que há, em Pernambuco, 240 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que não recebem o Bolsa Família. Ao todo, o governo estima que são três mil pessoas em situação de rua.


Doações
O governo de Pernambuco também abrirá canais para doação de mantimentos e promoverá uma mobilização social nas favelas, além da gestão de voluntários, em parceria com a Prefeitura do Recife.

O governo destacou que é preciso juntar uma quantidade mínima de 50 quilos de alimentos ou produtos de higiene e limpeza, ou 50 litros de água mineral, para ser feita a coleta, por razões de logística.

Ainda segundo o governo, foi feita uma parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) para distribuição de panfletos e cartazes nas comunidades.

Essa ação ocorrerá no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Estes municípios que concentram 97% das favelas de Pernambuco, segundo o governo.

O estado reforça que os cidadãos que estiverem fora do grupo de risco e desejarem oferecer sua força de trabalho voluntário poderão se inscrever via internet, pela plataforma Transforma Recife.


Na quarta (25), o estado já havia lançado, em parceria com o Porto Social, a campanha Pernambuco Solidário Contra o Coronavírus, para arrecadar mantimentos e para custear materiais para a rede pública de saúde.

Conteúdo dos kits para serem levados aos pontos de cuidados
Kits de higiene: toalha, sabonete líquido, escova de dentes descartável, papel higiênico, creme dental e roupa. Haverá absorvente disponíveis.
Kits de alimentação: lanche: biscoito, fruta (maça e banana) e suco caixinha.
Quentinhas
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Coronavírus em Pernambuco
De acordo com boletim publicado pelo governo do estado, Pernambuco contabilizou, até quarta-feira (25), 46 casos confirmados da Covid-19. Destes, três pessoas morreram. Todos são homens: um idoso de 85 anos, o turista canadense de 78 anos, que chegou ao Recife no navio Silver Shadow, e um morador do Recife de 69 anos.

O estado também informou que cinco pessoas tiveram cura clínica comprovada. Entre elas, está a advogada Renata Berenguer, de 30 anos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados