Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Surubim ganha escola em Tempo Integral; Pernambuco passa a ter mais 25 escolas em tempo integral em 19 cidades

4.12.19

/ por casinhas agreste
Pernambuco passa a ter mais 25 escolas em tempo integral em 19 cidades
Entre elas, está a implantação de outra Escola Técnica Estadual (ETE) no Recife. Mudança na modalidade de ensino ocorre no ano letivo de 2020.
Por Bruno Grubertt, TV Globo

Pernambuco passa a contar, em 2020, com mais 25 unidades de ensino em tempo integral. A ampliação anunciada nesta terça (3) não abrange novas construções, e sim a transformação de 24 escolas de referência no ensino regular, que passam a funcionar na modalidade integral a partir do próximo ano letivo, além da implantação de outra Escola Técnica Estadual (ETE) no Recife (veja vídeo acima).
As escolas em tempo integral oferecem as aulas normais, durante um período do dia, e outras atividades complementares no outro turno. Ao todo, 19 cidades pernambucanas terão mais unidades nessa modalidade.
Na Região Metropolitana, serão 12 escolas em tempo integral. Recife terá cinco; Olinda, duas; e os municípios de Abreu e Lima, Itapissuma, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, uma unidade. As cidades de Caruaru, Palmares, Sirinhaém, Serra Talhada, Ipubi, Tacaratu, Pesqueira, Cabrobó, Petrolina, Salgueiro, São José do Belmonte e Surubim também foram contempladas (veja lista no fim da matéria).
O anúncio ocorreu em uma solenidade que reuniu prefeitos, diretores das escolas e representantes do governo do estado, incluindo o governador Paulo Câmara (PSB). Com essa ampliação, a partir de 2020 o estado totaliza 392 escolas em tempo integral.
Das novas escolas de tempo integral a serem implantadas, 16 ofertarão o ensino médio em tempo integral, incluindo a nova ETE no Recife. Essas unidades funcionarão em três modelos diferentes de ensino médio integral: um com 45 horas semanais, outro com 35 horas semanais e um com dois turnos, quando podem ser formadas duas turmas diferentes de estudantes, de manhã e à tarde, totalizando 35 horas semanais.
De acordo com o governo estadual, se o aluno se matriculou antes do anúncio da ampliação da rede de escolas em tempo integral, ele vai poder escolher se vai estudar nessa modalidade ou no ensino regular.

“Os estudantes que já são matriculados na escola, por exemplo, os de ensino médio que vão para o 2º ano ou o 3º ano no próximo ano já estão com suas matrículas garantidas. Para esses estudantes que eventualmente já tenham se matriculado na escola como uma escola regular, vamos contactá-los individualmente e verificar o interesse deles de seguir conosco num projeto de tempo integral", afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio.

 Escola técnica
Com a transformação da Escola Estadual Dom Bosco, na Tamarineira, na Zona Norte do Recife, em uma ETE, Pernambuco passa a contar com 45 escolas técnicas estaduais a partir de 2020. Inicialmente, serão oferecidos dois cursos técnicos: em publicidade e em marketing.

"Os estudantes que já são dessa escola vão concluir o ensino regular. Vamos abrir um processo de seleção para os novos estudantes e vamos dar um tratamento especial para quem já se matriculou no 1º ano da escola. Estamos nos programando para fazer o lançamento da seleção já a partir da próxima semana iniciar as inscrições. Vamos ter as provas ainda neste mês de dezembro e a divulgação desses resultados para os novos estudantes”, disse Fred Amâncio.


Veja a lista das 25 escolas em tempo integral a partir de 2020
Recife:

Escola Sylvio Rabelo
Escola Governador Barbosa Lima
Escola Dom Bosco (ETE)
Escola Professora Inalda Spinelli
Escola Gercino de Pontes
Olinda:

Escola Áurea de Moura Cavalcanti
Escola Clídio de Lima Nigro
Caruaru:

Escola Professor Mário Sette
Escola Professora Adélia Leal Ferreira
Abreu e Lima:

Escola Polivalente de Abreu e Lima
Itapissuma:

Escola Senador José Ermírio de Moraes
Camaragibe:

Escola Francisco de Paula
Cabo de Santo Agostinho:

Escola Emídio Cavalcanti de Albuquerque
Jaboatão dos Guararapes:

Escola Frei Jaboatão
Palmares:

Escola Doutor Pedro Afonso de Medeiros
Sirinhaém:

Escola Barra de Sirinhaém
Serra Talhada:

Escola Método de Godoy
Ipubi:

Escola Gênifa Felisbela
Tacaratu:

Escola Júlia Gomes
Pesqueira:

Escola Estadual Cristo Rei
Cabrobó:

Escola Senador Paulo Guerra
Petrolina:

Escola Antônio Padilha
Salgueiro:

Escola Agrícola de Umãs
São José do Belmonte:

Escola Napoleão Araújo
Surubim:

Escola Ana Faustina


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados