Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

'Nós vamos chegar ao responsável', diz Mourão sobre óleo em praias no Nordeste

25.10.19

/ por casinhas agreste
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou em entrevista ao programa GloboNews Política que o governo encontrará o responsável pelo óleo que atingiu mais de 200 pontos no litoral nordestino.
Segundo o vice-presidente, a Interpol ajuda a investigar o caso. A entrevista vai ao ar nesta sexta-feira (25), às 21h30.
"Nós temos um trabalho de paciência, de cruzamento de dados. Mas nós vamos chegar lá, nós vamos chegar ao responsável", declarou o vice-presidente.
Na última segunda-feira, Mourão comandou a reunião que definiu o envio de 5 mil militares do Exército ao Nordeste para as operações de remoção do óleo que atinge as praias da região.
À GloboNews, o vice-presidente disse que há dificuldade em rastrear a origem do óleo porque, segundo ele, a Venezuela entrega petróleo para Cuba e para alguns países da América Central.
"Então, nem ela [Venezuela] sabe ou poderia dizer se o petróleo efetivamente saiu de lá", declarou.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, análises de laboratório indicam que o óleo encontrado nas praias é semelhante ao óleo extraído na Venezuela.
A entrevista
Leia abaixo a entrevista:

Blog: O governo demorou na reação em relação ao óleo no Nordeste?

Hamilton Mourão: O que eu posso te dizer? Esse é um acidente atípico, porque o normal de acidentes dessa natureza é que haja um alerta, que haja, digamos assim, a localização do ponto inicial. Então, por exemplo, uma plataforma que vaza petróleo, um navio que vaza petróleo, ele indica que houve aquele vazamento, e as autoridades se preparam para a contenção. Nesse caso, não. Nesse caso não houve nenhum tipo de alerta. E, de uma hora para outra, essas placas de óleo pesado, que se deslocam por baixo d'água, começaram a chegar nas nossas praias.

Então, eram incidentes isolados. Primeiro, chegou no Rio Grande do Norte. Depois, chegou na Paraíba, Pernambuco. Daqui a pouco avançou para o nosso litoral Norte. Então, quando começou a ter um número maior de incidentes, se acendeu efetivamente a luz vermelha, e a partir daí foi acionado o Plano Nacional de Contingência.

Blog: Esse plano de contingência, há críticas de que ele tenha demorado a ser acionado. Houve demora no acionamento desse plano?

Mourão: Não. É exatamente como eu te respondi na pergunta anterior. Ele foi acionado a partir do momento em que nós verificamos que era um incidente que transcendia um mero estado e muito pelo contrário, ele começou a abranger várias praias do litoral nordestino. Então, a partir desse momento, de acordo com o plano, o Ministério do Meio Ambiente é a autoridade nacional, e por ser incidente de mar, a coordenação passa para a Marinha do Brasil.

Blog: A questão é: como vai punir, se não se sabe quem é o culpado? O que o governo brasileiro pode fazer em relação a isso? Por exemplo, já se descobriu que o óleo tem origem na Venezuela. O governo da Venezuela pode ajudar a localizar quem teria criado essa catástrofe para o Brasil, esse desastre ambiental?

Mourão: Sempre é possível um contato com o governo venezuelano. Mas você sabe que se vive uma situação complicada em relação ao governo da Venezuela. Vamos lembrar o seguinte, a Venezuela entrega petróleo dela para Cuba e para alguns países da América Central. Então, nem ela sabe ou poderia dizer se o petróleo efetivamente saiu de lá. Então, a Marinha, que está responsável pela área, está fazendo um cruzamento de dados com informações de satélites, com apoio de outros países que têm tecnologia mais avançada, o uso da Interpol, as autoridades marítimas internacionais e verificando todos os navios que passaram pela área do saliente nordestino durante o período que nós julgamos onde pode ter havido o derramamento. E, em consequência, nós temos um trabalho de paciência, de cruzamento de dados. Mas nós vamos chegar lá, nós vamos chegar ao responsável.

Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados