Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Gilmar Mendes suspende processo da Lava-Jato do Rio até julgamento sobre caso Coaf no STF

15.8.19

/ por casinhas agreste
Sérgio Cabral é um dos réus na ação alvo da decisão do ministro
 Agência O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes Foto: Jorge William / 
RIO - O ministro Gilmar Mendes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), paralisou na última quarta-feira o andamento de um processo da Lava-Jato do Rio até que a Corte se pronuncie sobre a suspensão de investigações com dados do  Conselho de Controle de Atividades Financeiras ( Coaf ). O caso será julgado no plenário no dia 21 de novembro. Embora tenha sido pedida por outro réu, a decisão atinge também o ex-governador Sérgio Cabral. Essa é a primeira vez que uma ação da Lava-Jato do Rio é suspensa com base na decisão de Toffoli.
Em meados de julho, o presidente do Supremo, ministro  Dias Toffoli, determinou a suspensão de todos os processos judiciais em que dados bancários de investigados tenham sido compartilhados por órgãos de controle sem autorização prévia do Poder Judiciário. A decisão foi dada em resposta a um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).
A suspensão foi pedida por Juliana Villas Boas e Narciso Fernandes, do escritório Luchione Advogados, que defende Lineu Castilho Martins. Ele é ex-chefe de gabinete do ex-presidente do ex-presidente da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), Henrique Ribeiro. Castilho, Ribeiro, Cabral e outras duas pessoas são réus no processo que trata de cobrança de propina no DER durante a gestão do ex-governador.
Em depoimento nesta quinta-feira, um dia depois da decisão de Gilmar, Cabral admitiu ter recebido vantagens indevidas em virtude de contratos de pequenas e médias empreiteiras com o órgão. A ação corre na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, comandada pelo juiz Marcelo Bretas.

"Não prospera a interpretação restritiva desenvolvida pelo juízo reclamado de que estariam alcançados pela suspensão determinada apenas os processos judiciais em que se discute o compartilhamento de dados para fins penais exclusivamente por parte da Receita Federal", escreveu Gilmar, salientando que a decisão de Dias Toffoli envolveu troca de dados do Coaf e do Banco Central e não apenas da Receita.
A investigação tem Relatório Fiscal de Inteligência Financeira (RFI) do COAF, que, segundo Gilmar fala na decisão, foi  "compartilhado com o Ministério Público Federal sem autorização judicial continha elementos que ultrapassavam as balizas objetivas estabelecidas pelo STF". 
O CASO
 O ex-governador Sérgio Cabral confirmou nesta quinta-feira o recebimento de propina em mais um órgão durante sua gestão. Dessa vez, ele afirmou ter recebido vantagens indevidas de empreiteiras que tinham contratos na Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (Funderj). 

- Confirmo recebimento de valores indevidos tanto para campanhas eleitorais  quanto para benefício  pessoal. Não tenho a precisão (dos valores) - afirmou  Cabral.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados