Responsive Ad Slot

 


Últimas Notícias

latest

Barragem do Prata chega a 80% da capacidade e está perto de verter

10.8.19

/ por casinhas agreste
Capacidade total é de 42 milhões metros cúbicos de água
NE10 INTERIOR
Barragem do Prata está com 80% da capacidade total (Reprodução/TV Jornal Interior)
Localizada em Bonito, no Agreste de Pernambuco, a Barragem do Prata chegou a 80% da capacidade total, que é de 42 milhões m³ de água. O manancial foi construído em 1998 e abastece Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha. As chuvas das últimas semanas contribuíram para aumentar o nível da barragem, que está perto de verter.
"Apesar de estar próximo dos 100%, a gente não tem como retirar mais água do que a gente já retira. A gente está no limite do manancial, isso é um estudo hidrológico que é feito, estipula uma vazão de retirada, e é essa vazão que estamos retirando, para que a gente consiga chegar no próximo período chuvoso", explica o gerente regional da Compesa, Mário Heitor.
Quem fica feliz com a situação são os moradores da área. "É a coisa mais linda, aqui vem tantas pessoas, turistas de Caruaru, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, para tirar uma foto. É a coisa mais linda quando ela sangra", opina o agricultor José Armando. O aposentado Solon Matias está esperançoso de ver a barragem atingir a capacidade máxima: "Estou feliz com isso aqui, e agora está faltando muito pouco para sangrar".
Barragem de Jucazinho
Por outro lado, a Barragem de Jucazinho, que fica em Surubim, está com apenas 2,4% da capacidade total. O manancial tem capacidade para armazenar 327 milhões de m³ de água e está saindo do volume morto. "A gente torce ainda por chuvas isoladas, ao longo do Rio Capibaribe, o Alto do Capibaribe, para que consiga acumular ainda mais algum volume", espera o gerente regional da Compesa.


Nenhum comentário

Postar um comentário

FESTA DO TAPUIA 2022

Veja também
© Todos os Direitos Reservados